Deputados apoiam reivindicações de servidores públicos

Ter, 23 Out 2018 17:46

Deputados apoiam reivindicações de servidores públicos

Servidores públicos de diversas áreas – fiscalização de atividades urbanas, DER, medidas socioeducativas e metrô, entre outras – lotaram a galeria da Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta terça-feira (22) e receberam apoio de parlamentares de vários partidos as suas reivindicações. Os deputados distritais também se sucederam na tribuna para tratar de diferentes temas durante a sessão ordinária.

O primeiro a falar foi o deputado Chico Vigilante (PT) que criticou a constante majoração dos preços dos combustíveis. "Já há posto vendendo a R$ 5,05", alertou. Para ele, ao contrário do que afirma o sindicato dos postos, "o que existe é muita ganância". Vigilante também apelou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que volte a examinar a questão e externou apoio aos servidores presentes à CLDF.

O presidente Casa, deputado Joe Valle (PDT), ao saudar os representantes das variadas categorias do serviço público, comemorou o aumento do número de brasilienses que visitam a Câmara para participar das atividades do Legislativo local. "Saímos de 12 mil visitantes para 60 mil no ano passado e, este ano, deveremos alcançar 70 mil", observou. O distrital compartilhou o sucesso dos números com seus colegas.

O deputado Delmasso (PRB) fez o primeiro discurso desde que foi reeleito para o cargo. Ele agradeceu aos 23.227 eleitores que o fizeram o quinto mais votado para a Câmara Legislativa. O parlamentar se dirigiu, especialmente, ao Guará, cidade onde reside, e defendeu os projetos que beneficiam os servidores, inclusive o PL nº 2.136/2018, que amplia o prazo de concurso público para a área de saúde.

Atenção – Já o deputado Reginaldo Veras (PDT), que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da CLDF, ao mesmo tempo em que apoiou as reivindicações dos servidores, chamou atenção para falhas nas proposições que podem vir a ser questionadas judicialmente.

Por sua vez, a deputada Celina Leão (PP), que também fez o seu primeiro pronunciamento após as eleições, declarou apoio incondicional aos projetos dos servidores, independentemente desses questionamentos. Ela agradeceu à população de Brasília, que a elegeu "para um novo desafio", agora na Câmara Federal. A parlamentar destacou a presença, em plenário, da deputada eleita pelo Partido dos Trabalhadores Arlete Sampaio, que ainda foi saudada pelo deputado Welington Luiz (MDB).

Os distritais Rafael Prudente (MDB), Julio Cesar (PRB), Claudio Abrantes (PDT), Prof. Israel (PV) e Wasny de Roure (PT) também discursaram a favor das categorias de servidores que se encontravam na galeria durante a sessão.

Marco Túlio Alencar
Foto: Carlos Gandra/CLDF