Últimas Notícias Últimas Notícias

Escritor Silvano Colli conversa sobre narrativa ficcional com estudantes na Feira do Livro

Escritor Silvano Colli conversa sobre narrativa ficcional com estudantes na Feira do Livro

Qua, 08 Ago 2018 13:42

O escritor Silvano Colli, autor de o Herdeiro Supremo (Chiado, 2017), conversou sobre narrativa ficcional com estudantes do ensino fundamental de Santa Maria na manhã desta quarta-feira (8) no foyer no plenário. O encontro faz parte das atividades da 4ª Feira do Livro da CLDF.

Arqueiros, magos e outros personagens fantásticos, criados por Colli, seduziram os alunos, que fizeram perguntas sobre o processo de escrita do autor. Ele contou que sua vivência cultural começou aos 13 anos, quando ingressou como ator amador no grupo teatral "Senta que o leão é manso", oriundo de Planaltina, cidade onde mora desde 1985. "O gosto pela leitura e até pela escrita pode ser desperto por meio desse contato com o autor da obra", especialmente no público infanto-juvenil, acredita Colli, que considera eventos como bienais e feiras de livros oportunidades para divulgar seu trabalho."Muitas vezes o público vê o autor como uma pessoa inacessível e se surpreende ao poder conversar com tanta proximidade".

Indagado pelos alunos sobre a continuidade da aventura narrada em Herdeiro Supremo, Colli anunciou que seu próximo livro, em fase de finalização, não será uma continuação do primeiro, mas adiantou que um dos personagens coadjuvantes será o protagonista da nova narrativa.

A literatura é algo "divertido", afirma Colli, que deseja transmitir essa mensagem lúdica ao público. O estudante de Santa Maria, Paulo Araújo Oliveira, de 14 anos,  fez várias perguntas ao escritor e revelou que seu interesse pela leitura é motivado pela "curiosidade". Em sua primeira visita à sede da Câmara Legislativa, o menino, que pretende ser advogado, se disse surpreso com a "organização" do lugar.

Os estudantes de Santa Maria vieram à Casa pelo projeto "Conhecendo o Parlamento", da Escola do Legislativo (Elegis), para participar da Feira do Livro. O evento segue hoje à tarde com a contadora de histórias Patrícia Berg e à noite com o Sarau Antológico da Academia Taguatinguense de Letras.  

Confira a programação completa da Feira do Livro.

Franci Moraes
Fotos: Diogo Sousa/CLDF
Comunicação Social - Câmara Legislativa