Últimas Notícias Últimas Notícias

Câmara Legislativa garante continuidade ao Labhinova

Câmara Legislativa garante continuidade ao Labhinova

Ter, 07 Ago 2018 18:39

Câmara Legislativa garante continuidade ao Labhinova

Câmara Legislativa garante continuidade ao Labhinova

Com foco na melhoria do acesso a informações do Legislativo do Distrito Federal, o Labhinova - Laboratório Hacker de Inovação da Câmara Legislativa, com pouco mais de um ano de funcionamento, está consolidado na estrutura da CLDF. Agora, os deputados distritais dão mais um passo para garantir a permanência desse espaço. Publicado no Diário da Câmara, o Ato da Mesa Diretora nº 56/2018 estabelece as diretrizes e a estrutura do Labhinova.

Criado em abril passado, pode ser definido como um espaço de desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores em cidadania, articulando uma rede de parlamentares, hackers, servidores públicos e sociedade civil para fortalecer a cultura da transparência e a participação popular nos debates e decisões do Legislativo local.

Um dos parceiros do Labhinova é o Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados. Essa colaboração permitiu à Câmara Legislativa do DF incorporar, nas suas práticas, a ferramenta "e-democracia", por meio da qual os cidadãos podem interagir à distância com o Legislativo local durante audiências públicas e outros eventos.

Conexão - Desde que foi implantado, o Labhinova vem desenvolvendo novas formas de conexão para que os cidadãos possam acessar as diversas informações geradas pelo parlamento do DF. Uma iniciativa exitosa do Laboratório Hacker da CLDF foi a disponibilização no Portal Dados Abertos (http://dadosabertos.cl.df.gov.br/) de informações sobre as verbas indenizatórias às quais os parlamentares fazem jus.

Nas palavras do presidente da CLDF, deputado Joe Valle (PDT), "a Câmara Legislativa criou um espaço inovador, aberto e livre, com a intenção de atrair, especialmente, jovens brasilienses inquietos e criativos para melhorar o acesso da sociedade ao enorme volume de informações produzidas a partir do trabalho dos deputados distritais".

O Labhinova, atualmente, é um espaço de referência para coletivos e grupos organizados da sociedade, onde realizam reuniões e encontros, entre outras atividades. O Laboratório Hacker da CLDF funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. O espaço, que funciona na Praça do Servidor da Câmara Legislativa, possui computadores, além de cabos de energia e rede sem fio para uso de notebooks, tablets e celulares.

Marco Túlio Alencar
Comunicação Social – Câmara Legislativa