Câmara concede Título de Cidadão Honorário de Brasília ao pioneiro Hélio Aveiro

Durante sessão solene na manhã desta quinta-feira (17) foi concedido o título de cidadão honorário de Brasília a Hélio Rodrigues Aveiro. O evento de homenagem ocorreu no plenário na Câmara Legislativa do Distrito Federal. De autoria do deputado distrital Raimundo Ribeiro (PPS), a solenidade contou com a participação dos parlamentares Wellington Luiz (MDB), Wasny de Roure (PT) e Chico Vigilante (PT).

Raimundo Ribeiro (PPS) frisou que a casa está "muito feliz" em poder realizar a homenagem. "Nós devemos prestar mais agradecimentos como esse aos pioneiros de Brasília", completou Ribeiro. Já Chico Vigilante (PT) lembrou ainda que Hélio Aveiro é um "exemplo do coletivo". "Nunca vi o homenageado procurar nossos gabinetes para pedir ajuda em questões particulares. Hélio pensa no povo", frisou Vigilante.

Segundo o filho do homenageado Juliano Aveiro o pai é uma espécie de "super-herói". "Nunca conheci alguém tão empenhado com o trabalho e as causas de todos. Dentro de casa a educação sempre foi a prioridade dele conosco", colocou o filho.

Hélio Aveiro agradeceu a Casa de leis pelo título e recapitulou sua história na capital federal. "Cheguei aqui em 1959 e era tudo terra vermelha. Fiz parte dos primeiros 58 mil habitantes de Brasília, hoje fico impressionado com os 3 milhões", disse o homenageado.

História – Hélio nasceu em Uberaba (MG) e veio para Brasília em 1959 para trabalhar no término da construção. Conviveu com Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Rondon Pacheco. Posteriormente, o mineiro ingressou no quadro de funcionários da Brasal, onde se encontra até hoje.

Luana Pontes (Estagiária)
Fotos: Rinaldo Morelli/CLDF