Últimas Notícias Últimas Notícias

Câmara expõe obras de Antônio Eustáquio, pintor naïf

Câmara expõe obras de Antônio Eustáquio, pintor naïf

Sex, 18 Mai 2018 18:10

Câmara expõe obras de Antônio Eustáquio, pintor naïf

Câmara expõe obras de Antônio Eustáquio, pintor naïf

Com obras no acervo de importantes coleções de arte naïf – palavra francesa que significa "ingênuo", relacionada à produção de artistas autodidatas – e com uma trajetória que inclui participação na consagrada Bienal Naïfs do Brasil, realizada pelo Sesc São Paulo, o artista Antônio Eustáquio está em cartaz, na Câmara Legislativa do DF, a partir desta quarta-feira (16).

São mais de 40 trabalhos, de tamanhos variados, que apresentam as duas principais vertentes do pintor, entre o ingênuo e o imaginário. O artista tem predileção por temas religiosos, atrelados ao imaginário popular. Também há trabalhos nos quais ele deixa a inspiração fluir – que se inclui na classificação de outsider art, mas onde a figuração também é uma constante. Ligando as duas, as cores fortes que aparecem como uma marca.

A obra do artista já recebeu o reconhecimento de críticos e artistas renomados, como é o caso de Carlos Bracher, que o reconhece como possuidor de um "inato talento". Para o professor Augusto Luitgards, curador da exposição, ele consegue manter, nas duas vertentes, "a originalidade, que distingue os bons artistas".

Trajetória – Nascido em Raul Soares (MG), Antônio Eustáquio de Jesus foi criado em Mariana, onde teve contato com variados estilos. Desde cedo, convivia com a arte local. Em meados da década de 1980, mudou-se para o litoral capixaba, onde ensaiou trabalhos com o uso de materiais recolhidos do litoral. Retornou a Minas Gerais, passando a viver em Belo Horizonte, onde começou a pintar e voltou a conviver com artistas. Atualmente, reside no DF.

Já expôs, entre outros, na Casa dos Contos, em Ouro Preto (MG); no Sesc – Belo Horizonte; no Casarão Centro Cultural Nhô-Quim Drummond, em Sete Lagoas (MG) e integrou coletiva na Casa Thomas Jefferson, em Brasília. Agora, traz à CLDF "Sem medo de se expressar – a arte inquieta de Antônio Eustáquio", que será aberta hoje, às 19 horas, e permanece até o dia 14 de junho próximo.

Consolidação – A mostra é uma iniciativa do Conselho Curador de Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que comemora a consolidação do foyer do plenário da Casa, como um espaço cultural. "Diversos eventos artísticos e culturais vêm sendo realizados no local e o número de solicitações para ocupá-lo só aumenta", comenta a presidente do colegiado, Jane Marrocos.

Nos últimos anos, o espaço recebeu importantes exposições de artistas como Athos Bulcão, Galeno e Rubem Valentim, além de mostras históricas como a recém-encerrada "Construtores de Brasília 1759-1960", concebida pelo Sesc – Distrito Federal, em homenagem aos 55 anos da Capital.

"Sem medo de se expressar – a arte inquieta de Antônio Eustáquio"

Local: Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Visitação: até 14 de junho 
Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h 
Classificação indicativa: livre para todos os públicos 
Entrada franca

Marco Túlio Alencar
Fotos: Silvio Abdon/CLDF
Comunicação Social - Câmara Legislativa