Deputados distritais realizam encontro com universitários

Qui, 10 Mai 2018 20:04

Deputados distritais realizam encontro com universitários

Dentro do propósito de levar o Legislativo do DF para mais perto da população, a Câmara Legislativa realizou reunião pública no Centro Universitário UDF, na Asa Sul. Parlamentares de diversos partidos conversaram com os alunos da instituição sobre assuntos relacionados à educação, empreendedorismo e ao próprio Poder Legislativo – temas propostos para o evento.

O presidente da CLDF, deputado Joe Valle (PDT), ao abrir a reunião, afirmou que seria a primeira de uma série que pretende ir a estabelecimentos de ensino em todos os níveis. "Estimulamos a ida dos cidadãos à Câmara Legislativa e vamos continuar a percorrer as cidades do DF", garantiu.

Os deputados distritais presentes ao encontro responderam perguntas de alunos de vários cursos e contaram um pouco de suas experiências. Representando a UDF, o coordenador geral de Graduação, Gabriel Cardoso, agradeceu a presença dos parlamentares e lembrou a história do centro universitário, que está completando 51 anos e foi a primeira faculdade particular de Brasília.

Ele fez um paralelo entre a atividade parlamentar e a atividade de ensino: "Aqui também apresentamos diversas perspectivas". Cardoso destacou que uma das bases da UDF é a educação empreendedora. "Queremos formar protagonistas e não somente empregados", afirmou.

Verba indenizatória – Entre os temas tratados, a questão da verba indenizatória provocou o maior debate. Com oportunidade para que vários pontos de vista fossem explicitados. Em resposta à pergunta formulada por Débora Oliveira, aluna de Ciências Sociais, o vice-presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), observou que todos os integrantes da Mesa Diretora – além dele e do presidente, estava presente o deputado Raimundo Ribeiro (MDB), terceiro secretário – foram signatários da proposta de extinguir o ressarcimento.

Chico Vigilante (PT) argumentou que a verba indenizatória "não é o maior problema do Legislativo local". O deputado Lira (PHS) disse que o sentido da verba é o de ressarcir despesas como nas empresas privadas e em outros poderes. "Quem não quiser usar não use, mas não é possível criminalizar aqueles que necessitam do recurso", declarou. Chico Leite (Rede) defendeu a redução de despesas: "Quanto mais reduzirmos melhor e o gasto deve valer à pena para a sociedade".

Outros deputados argumentaram nessa mesma linha – reduzir o máximo de despesas e avaliar o resultado dos recursos que estão sendo empregados. Professor Israel (PV) ponderou que o mau uso da verba indenizatória, "que deveria ser usada para o bem da população, faz que com esta não tenha como ser salva". Celina Leão (PP) ressaltou que, em seu período à frente da presidência da CLDF, tornou públicos os gastos que foram reembolsados por meios das verbas indenizatórias: "Aumentamos a transparência".

Os parlamentares também foram veementes na defesa do Legislativo local e alguns atacaram órgãos da imprensa. "Há uma demonização da atividade política, com a consequente destruição dos poderes", disse Raimundo Ribeiro, que criticou os gastos com publicidade. O professor Reginaldo Veras (PDT) defendeu que os programas de governo sejam convertidos em planejamento estratégico, a longo prazo, para o Estado, "acabando com a ‘pessoalidade' das políticas públicas, conforme prega a lei".

Outros assuntos – A reunião pública também abordou os problemas do DFTrans na emissão dos passes estudantis; a insegurança nas áreas próximas às instituições de ensino; o cumprimento das leis aprovadas pela CLDF; bolsas de estágio; a atuação do Detran; além do fim do foro privilegiado. Também trataram de um vídeo que circula nas redes sociais sobre uma atividade, numa escola do DF, que abordou o tema sexualidade em meio a uma apresentação com palhaços.

Marco Túlio Alencar
Fotos: Silvio Abdon/CLDF