Exemplares do PDAF vão ser distribuídos nas 630 escolas do DF

Qua, 09 Mai 2018 19:07

Exemplares do PDAF vão ser distribuídos nas 630 escolas do DF

A Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) vai distribuir exemplares da Lei Orgânica da Cultura (LOC) e do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF). O anúncio da confecção dos exemplares (foto) foi feito pelo presidente da comissão, deputado Wasny de Roure (PT), na reunião desta quarta-feira (9). À comunidade escolar vão ser destinadas 1.500 cópias do PDAF e aos segmentos da cultura 500 da LOC.

Wasny destaca a intensa participação popular na tessitura desses projetos, que antes de se tornarem lei de grande impacto no DF, foram tema de vários fóruns de discussão. Tanto a LOC (Lei Complementar nº 934/2017), quanto o PDAF (Lei nº 6.023/2017) devem ser amplamente divulgados e difundidos, defende o presidente, até mesmo para que os setores da cultura e da educação possam conhecer e exercer seus direitos. Participaram da reunião de hoje (9) os deputados Prof. Reginaldo Veras (PDT), Juarezão (PSB), Wasny de Roure (PT) e Raimundo Ribeiro (PPS).

Quadra de esporte – Durante o encontro do colegiado, a diretora do Centro Educacional 15 do Gama, Ana Élen Moitinho, pleiteou apoio da comissão para o término da quadra de esporte daquela escola. Segundo a diretora, desde 2012, a quadra foi coberta, mas não foi fechada nas laterais nem realizadas as instalações elétricas e pluviais. Por este motivo, no período de chuva as atividades esportivas ficam inviáveis. Ainda de acordo com Moitinho, cerca de R$150 mil são suficientes para concluir a quadra e construir um campo sintético de futebol. A diretora argumentou que o CEF 15 oferece educação integral e os estudantes permanecem até 10 horas na escola, onde os espaços para práticas de esporte são essenciais.

A comissão tem atendido a esse tipo de solicitação por meio de emendas parlamentares, como ocorreu hoje (9), quando os integrantes do colegiado, de modo colaborativo, destinaram ao projeto Inclusão Digital, da regional de ensino de Brazlândia, o valor de R$ 150 mil, e ao ensino de tecnologia do CEMI do Gama, RS170 mil. Os professores e estudantes dessas escolas vieram à reunião da CESC, no dia 28 do mês passado, apresentaram suas necessidades específicas e hoje foram contemplados.

Saiba Mais: Professores do ensino técnico em informática e tecnologia pedem melhorias estruturais

Franci Moraes - Comunicação Social/CLDF
Fotos: Rinaldo Morelli (CLDF)
Comunicação Social - Câmara Legisativa