Documento do governo auxiliará apresentação de emendas para o meio ambiente

Ter, 01 Out 2019 17:45

Documento do governo auxiliará apresentação de emendas para o meio ambiente

O deputado Daniel Donizet (PSDB), falando pela liderança do bloco Brasília em Evolução, durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta terça-feira (1), elogiou documento apresentado na semana passada pelo secretário do Meio Ambiente do GDF, Sarney Filho, que auxiliará os deputados distritais na elaboração de emendas voltadas à preservação ambiental.

De acordo com Donizet, o secretário apresentou um caderno com as ações que pretende desenvolver no próximo ano. Para ele, a iniciativa permitirá que os deputados direcionem melhor suas emendas parlamentares e suas ações de fiscalização. Na mesma linha, a diretoria do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF) também apresentou 15 metas prioritárias para o próximo ano. O parlamentar anunciou que vai apresentar emenda para viabilizar a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Gama.

Vicente Pires – Na mesma sessão, o deputado Daniel de Castro (PSC) informou que vai encaminhar aos distritais sugestões de emendas parlamentares para Vicente Pires. Castro era administrador da cidade antes de assumir o mandado, como suplente do deputado Iolando.

Feiras – Já o deputado Chico Vigilante (PT), em nome do Bloco Democracia e Resistência, manifestou apoio ao projeto de lei do Executivo, que altera a legislação sobre as feiras permanentes na cidade, atendendo reivindicação dos feirantes. A proposta propõe a individualização dos hidrômetros e relógios de energia. Além disso, também repassa para as administrações regionais as despesas com banheiros e corredores de uso comum. Vigilante defendeu os feirantes e classificou as feiras como importante espaço de encontro comunitário.

O deputado Agaciel Maia (PL) disse que as feiras são ambientes que geram emprego e renda, além de lazer para os brasilienses. Também o deputado Daniel Donizet manifestou apoio ao projeto. Representantes dos feirantes acompanharam a sessão nas galerias do Plenário.

Insalubridade – O deputado Reginaldo Sardinha (Avante) apelou ao governador Ibaneis Rocha para que atenda reivindicação dos agentes penitenciários e conceda o adicional de insalubridade para a categoria. Segundo ele, os agentes estão paralisados cobrando o benefício. "A implantação do serviço voluntário dos agentes penitenciários foi um alento para a renda da categoria. Mas não se faz segurança pública pagando mal. Temos a categoria mais insalubre do mundo e ela tem que implorar para receber o adicional no grau máximo", argumentou.

Luís Cláudio Alves
Fotos: Figueiredo/CLDF