Distritais cobram nomeação de aprovados no concurso de agente penitenciário

Ter, 12 Dez 2017 20:52

A sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta terça-feira (12) teve como destaque o apoio de distritais aos agentes penitenciários aprovados em concurso público, que lutam por suas nomeações. Um grupo de agentes penitenciários aprovados no concurso de abril do ano passado ocupou a galeria do plenário para pedir apoio dos distritais e uma atenção maior do governador Rodrigo Rollemberg.

O deputado Wellington Luiz (PMDB) ocupou o púlpito do plenário para declarar seu apoio aos aprovados. O deputado disse não entender a demora do GDF em nomear os agentes "que já comprovaram estar aptos por meio de provas e exigências previstas no certame" e citou a precariedade da segurança pública em Brasília, principalmente, na penitenciaria do DF. "Se o governo não tiver coerência e tomar uma atitude urgente para nomear os aprovados, a massa carcerária vai tomar conta do presidio" alertou o parlamentar.

O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) afirmou que há um déficit de mais de 1400 agentes penitenciários para atender as penitenciarias do DF. O deputado ressaltou que o governo tem condições de nomear no mínimo 100 agentes até o fim deste ano. "Queremos celeridade para as nomeações, que estão absurdamente atrasadas. O atual quadro de agentes não supre as necessidades do sistema", comentou o parlamentar.

Já os deputados Agaciel Maia (PR), Wasny de Roure (PT) e a deputada Celina Leão (PPS) reforçaram o apoio aos aprovados no concurso para agente penitenciário. Agaciel afirmou que em 2018 serão chamados 200 agentes. Wasny pediu que a contratação de 100 agentes fosse realizada até o fim deste mês. Já Celina afirmou que o governo tem dinheiro em caixa e que as contratações não trariam nenhum prejuízo financeiro para o caixa do GDF.

Montoro (estagiário)
Foto: Carlos Gandra/CLDF