Últimas Notícias Últimas Notícias

« Voltar

Combate à violência é destaque em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Combate à violência é destaque em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Sex, 09 Mar 2018 16:19

Na solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher nesta quinta-feira (8), no plenário, a deputada Celina Leão (PPS) lamentou o fato de "ainda assistirmos atônitas à violência contra as mulheres". Na condução da Procuradoria Especial da Mulher da CLDF desde o ano passado, Celina destacou que a Semana Legislativa pela Mulher, evento que agora integra o calendário oficial da Casa, debate a violência doméstica, os direitos das mulheres e os desafios à equidade de gênero. A Procuradoria Especial da Mulher é uma unidade da Casa que recebe denúncias e acompanha casos de violência e discriminação.

Também a deputada Luzia de Paula (PSB) chamou atenção para os crescentes índices de violência contra as mulheres no DF e citou o crime ocorrido nesta terça-feira (6), em que Romilda Souza foi assassinada pelo companheiro no apartamento da família na Asa Sul. Luzia considerou que a cultura da discriminação é ainda maior contra as mulheres pobres.

As inúmeras formas de violência contra a mulher foram citadas pela deputada Sandra Faraj (SD). "Até os meus sonhos foram violados ultimamente", destacou a parlamentar em alusão ao vazamento de informações de sua agenda pessoal. "Respeito, mas exijo ser respeitada", declarou a deputada Telma Rufino (PROS). "Espero que este País seja um dia mais justo com as mulheres", acrescentou.

Homenagens – Entre os parlamentares que homenagearam as mulheres em plenário, o deputado Raimundo Ribeiro (PPS) lembrou que hoje as mulheres estão à frente de grandes decisões no País, a exemplo da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, e da procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

O presidente da Casa, deputado Joe Valle (PDT), cumprimentou as mulheres e defendeu a equidade de gênero. "Parabenizo as mulheres que colocaram esta Casa na perspectiva do reconhecimento de direitos e respeito", afirmou o deputado Wasny de Roure (PT). Nesse sentido, a delegada-chefe da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher da Polícia, Sandra Gomes, disse que "a Câmara Legislativa tem sido uma casa histórica em defender as mulheres policiais".

O juiz da Vara de Violência contra a Mulher do TJDFT, Ben-Hur Viza, disse que neste dia optou por não falar sobre violência e feminicídio, mas sim ler um salmo de Davi em homenagem às mulheres.

Coral – O coral Alegria, a bailarina Maria Caroline Lima e a poetisa Nilva Souza se apresentaram no plenário, palco ainda do lançamento do livro "Mulher, amor e revolução", do ex-vereador de Teresina, Acilino Ribeiro, sobre mulheres revolucionárias.

 

Franci Moraes - Coordenadoria de Comunicação Social