Últimas Notícias Últimas Notícias

« Voltar

CLDF realiza solenidade para comemorar 20 anos do IESB

CLDF realiza solenidade para comemorar 20 anos do IESB

Sex, 13 Abr 2018 17:52

CLDF realiza solenidade para comemorar 20 anos do IESB

CLDF realiza solenidade para comemorar 20 anos do IESB

Para comemorar as duas primeiras décadas do Centro Universitário IESB, que possui unidades na Asa Norte, Asa Sul e Ceilândia, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene nesta sexta-feira (13), por iniciativa da deputada Celina Leão (PP). A trajetória da instituição foi lembrada em vídeo exibido no início da solenidade, que contou com a presença de autoridades, dirigentes, professores e alunos.

Criado pela educadora Eda Coutinho, atual reitora, o IESB já formou mais de 25 mil alunos em diversas áreas, entre as quais destacam-se os cursos relacionados à "economia criativa", como Moda, Gastronomia e Estética & Cosmética. "Tudo isso se deve aos esforços da professora Eda", destacou a parlamentar, exaltando "o espírito humanista" da fundadora. Celina Leão também homenageou Eda Coutinho lendo um poema de Cora Coralina.

A reitora dividiu o mérito pelo sucesso do empreendimento com "as muitas pessoas e instituições que entenderam a missão do IESB e fizeram tudo para que chegássemos ao caminho que pretendíamos". Ela salientou a vocação para "o ensino diferenciado, voltado para o mercado de trabalho", além da visibilidade internacional que o centro universitário tem alcançado. E relatou quando precisou "enfrentar os conselheiros", como na ocasião em que decidiu instalar um campus em Ceilândia.

"O que queríamos, desde o início, era oferecer educação de qualidade e não apenas crescer", declarou Eda Coutinho, que idealizou o IESB quando já estava aposentada, após ter lecionado em universidades como a Unicamp e a UnB, e atuado no MEC e CNPq. "Este é o maior desafio de minha vida", afirmou, adiantando que ainda pretende expandir a instituição: "Arrisco muito e não tenho medo de fazer coisas diferentes". A reitora agradeceu à Câmara Legislativa pela homenagem e disse comungar da ideia de que "as universidades não vão mais ficar isoladas e, sim, começar a se responsabilizar pelo sucesso do país".

Ao lado de Eda Coutinho, estavam seus filhos Edson Machado de Sousa Filho e Liliane Maria Barbosa, respectivamente vice-reitor e mantenedora do IESB, além do ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também ressaltou a preocupação social do centro universitário e a responsabilidade da reitora com o futuro dos jovens brasileiros.

Marco Túlio Alencar
Fotos: Silvio Abdon/CLDF
Comunicação Social – Câmara Legislativa