Últimas Notícias Últimas Notícias

« Voltar

CLDF realiza seminário sobre infância e adolescência em parceria com Defensoria Pública

CLDF realiza seminário sobre infância e adolescência em parceria com Defensoria Pública

Sex, 17 Mai 2019 13:07

CLDF realiza seminário sobre infância e adolescência em parceria com Defensoria Pública

CLDF realiza seminário sobre infância e adolescência em parceria com Defensoria Pública

A Câmara Legislativa do Distrito Federal recebe na próxima semana, nos dias 22 e 23 de maio, o "Seminário da Infância e da Juventude – Prosa em Rede sobre Proteção Integral da Criança e do Adolescente". Promovido pela Defensoria Pública do DF, em parceria com o Legislativo local, a Secretaria de Justiça e Cidadania e a Associação dos Defensores Públicos do DF, o evento acontece no auditório da Casa e é aberto a todos os interessados. As inscrições vão até segunda-feira (20) e devem ser feitas aqui

Durante o seminário, a necessidade de ampliação da acessibilidade e o fortalecimento das políticas prioritárias de atenção à infância, e à adolescência serão debatidos por profissionais que atuam no atendimento às famílias, às crianças e aos adolescentes.

Na quarta-feira (22), está prevista uma palestra inaugural sobre a importância da parentalidade. O objetivo é debater os avanços e desafios na escuta da criança e de sua família por parte do sistema de Justiça, bem como as formas de se garantir a participação de meninos e meninas como sujeitos de direitos.

Ainda no primeiro dia do evento, no período vespertino, serão realizadas duas mesas de discussão: a primeira sobre o cenário das doenças raras no DF; e a segunda sobre a garantia do direito à educação inclusiva de crianças com deficiência.

Na quinta-feira (23), a programação vai incluir outras quatro mesas de discussão. No início da manhã, às 8h, o foco será debater a acessibilidade como forma de garantir a inclusão social. Na sequência, serão discutidos os avanços e retrocessos da legislação e as práticas para assegurar o direito à convivência familiar e comunitária – adoção ou reintegração familiar. À tarde, os debates serão voltados aos temas "Prevenção ao suicídio e autoflagelação de crianças e adolescentes" e "Enfrentamento da violência e interrupção do ciclo de violações pela inserção no mercado de trabalho de adolescentes em acolhimento institucional ou em conflito com a lei".

O seminário faz parte da programação do "Maio Verde", quando se comemoram o Mês da Defensoria Pública e o Dia do Defensor Público (19/05). O evento vai envolver a demonstração dos serviços prestados pela rede de atenção à infância e à adolescência e a respectiva repercussão social, jurídica e familiar dos casos atendidos. Além disso, a iniciativa vai colocar em debate as formas de se aprimorar o trabalho em rede.

Serviço
Seminário da Infância e da Juventude
Quando: 22 e 23 de maio, das 8h às 18h
Onde: Auditório da Câmara Legislativa

Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa