CLDF comemora os 71 anos de Israel e lança exposição ‘Jerusalém em Brasília’

O aniversário do Estado de Israel – criado em 14 de maio de 1948 – será comemorado em sessão solene da Câmara Legislativa nesta terça-feira (14), a partir das 18h30, no plenário. Como parte da comemoração, será lançada, ainda, a exposição "Jerusalém em Brasília", reunindo fotografias aéreas, desenhos e pinturas que retratam a cidade sagrada para judeus, cristãos e mulçumanos.

À frente da homenagem no Legislativo local, o deputado Iolando (PSC) destaca que Brasil e Israel sempre tiveram relações "cordiais" e que o Estado brasileiro abriga uma das maiores comunidades judaicas do mundo. O distrital lembra, ainda, que foi um brasileiro – o político e diplomata Osvaldo Aranha – que deu o "voto de minerva" para a criação daquele país, durante assembleia geral das Nações Unidas.

O Estado de Israel é considerado o berço do povo judeu e foi criado a partir da partilha da Palestina, depois do fim da Segunda Guerra Mundial.

Exposição – Promovida pela Associação Cristã Amigos Brasil-Israel (Haverimbril), a mostra "Jerusalém em Brasília" pode ser visitada no foyer da CLDF, gratuitamente, de segunda a sexta, até o final de maio. Há dois anos, a exposição foi montada em Jerusalém, Tel Aviv e Haifa.

Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa