Câmara Legislativa vai instalar CPI do Feminicídio

Ter, 10 Set 2019 21:23

Câmara Legislativa vai instalar CPI do Feminicídio

Nos nove primeiros meses do ano, o Distrito Federal registrou mais de 20 casos de feminicídio, número próximo aos 29 registrados ao longo de 2018, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública. Para fazer frente ao problema, será instalada na Câmara Legislativa uma comissão parlamentar de inquérito, a CPI do Feminicídio. Proposta pelos deputados Fábio Felix (PSol) e Arlete Sampaio (PT), a iniciativa conta com a adesão de 19 parlamentares, e o requerimento para a abertura foi lido em plenário nesta terça-feira (10).

A CPI tem, entre suas finalidades, investigar os recentes casos de feminicídio no DF e identificar falhas nas políticas públicas de prevenção e acolhimento às mulheres. Conforme prevê o regimento interno, o colegiado terá duração de 180 dias, prorrogáveis por igual período, e será composta por cinco membros.

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, deputado Fábio Felix, a medida se faz urgente diante da necessidade de produzir respostas para este grave problema: "É necessário dar transparência aos dados e avaliar as políticas públicas hoje em curso, além de definir estratégias para o fortalecimento da rede de proteção".

"É preciso qualificar as políticas públicas. A CPI vai dar visibilidade ao tema e, consequentemente, cobrará do governo ações concretas para combater o feminicídio", destaca Arlete Sampaio.

Mais - Feminicídio foi tema de audiência pública nesta manhã

*Com informações da assessoria de imprensa do deputado Fábio Felix.

Denise Caputo
Fotos: Figueiredo/CLDF