Câmara em Movimento vai ao Recanto das Emas em sua primeira edição de 2019

Qua, 10 Abr 2019 16:15

Câmara em Movimento vai ao Recanto das Emas em sua primeira edição de 2019

O Recanto das Emas, localizado a cerca de 25 quilômetros de Brasília, será a primeira região administrativa do Distrito Federal a receber o projeto Câmara em Movimento em 2019. No sábado (13), técnicos da Câmara Legislativa realizam "oficina de líderes" com representantes da comunidade, para levantar e eleger as prioridades dos moradores. Nos dias 16 e 17 (terça e quarta), em sessões itinerantes da Casa na cidade, as lideranças comunitárias vão apresentar suas demandas e reivindicações aos deputados e representantes do governo presentes.

Realizada com o intuito de aproximar a população do Legislativo local, fomentando o exercício da cidadania, a iniciativa mantém, no geral, o formato adotado nos últimos anos. O projeto envolve três etapas principais: levantamento das prioridades dos moradores; apresentação e discussão das demandas em sessões externas da Câmara, e prestação de contas sobre o encaminhamento dado às reivindicações. Este ano, a segunda fase do Câmara em Movimento será realizada – diferentemente das edições anteriores – em dois dias. O objetivo é garantir mais espaço para os moradores se comunicarem, de forma direta, com parlamentares, secretários de governo e administrador regional.

Recanto das Emas – A região administrativa do Recanto das Emas foi criada em 28 de julho de 1993 por meio da Lei nº 510/93, como parte da política de assentamento do GDF, visando a erradicar, principalmente, as invasões na RA de Brasília.  Seu nome deriva da junção da denominação de um sítio arqueológico existente nas redondezas – intitulado "Recanto" – com o arbusto "canela-de-ema", muito comum naquela área. Antigos moradores contam, também, que havia uma grande quantidade de emas na região.

A RA é formado por 59 quadras residenciais. Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2015, a população urbana estimada é de 145.304 habitantes. A principal referência da cidade é o monumento das Emas. A obra é tida como cartão postal da região administrativa por ser considerada, também, um patrimônio do local.

Oficina de Líderes
Quando: sábado (13/4), das 8h às 12h
Onde: Coordenação Regional de Ensino (Qd 203, Lote 32 - Avenida Recanto das Emas)

Sessões itinerantes