Câmara comemora Dia da Padroeira nesta quarta

Em comemoração ao Dia da Padroeira, a Câmara Legislativa realiza sessão solene nesta quarta-feira (10), às 10h, no plenário. Proposta pelo terceiro secretário, deputado Raimundo Ribeiro (MDB), juntamente ao vice-presidente, Wellington Luiz (MDB), a sessão contará com a presença de devotos, párocos e vigários de diversas paróquias do Distrito Federal.

A iniciativa tem o objetivo de homenagear a santa que, em 1904, foi coroada e proclamada a "Rainha do Brasil" para os católicos. Além de padroeira do país, Aparecida também se tornou a padroeira de Brasília, sendo escolhida ainda na época da construção da capital. Depois de passar por todas as capitais do Brasil, em 1957, candangos trouxeram uma imagem da santa, que até hoje está exposta na Catedral de Brasília.

No dia 30 de junho de 1980, foi decretada e sancionada a lei federal no 6.802 que declara o dia 12 de outubro feriado nacional, para culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Paraíba - Encarregados de garantir o almoço do Conde Asumar, governador da província de São Paulo, três pescadores da Vila de Guaratinguetá, Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves foram até o Rio Paraíba e lançaram suas redes. O ano era 1717. Eles estavam sem sucesso na pesca, até recolherem o corpo da imagem de Nossa Senhora de Aparecida. Na segunda tentativa trouxeram a cabeça, e a partir daí, segundo relato dos pescadores, os peixes começaram a aparecer.

Victoria Kortbawi (estagiária)
Comuicação Social - Câmara Legislativa