Últimas Notícias Últimas Notícias

« Voltar

Aprendizagem profissional como direito dos adolescentes é tema de audiência pública

Aprendizagem profissional como direito dos adolescentes é tema de audiência pública

Sex, 04 Out 2019 16:35

Aprendizagem profissional como direito dos adolescentes é tema de audiência pública

Aprendizagem profissional como direito dos adolescentes é tema de audiência pública

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou audiência pública, nesta quianta-feira (3) para debater a aprendizagem profissional como direito dos adolescentes. A iniciativa foi deputado Fábio Felix (PSOL), que levou ao lenário da Casa autoridades e jovens de programa socioeducativos.

O parlamentar falou sobre a importância de se discutir o tema. "Hoje nos juntamos pra debater a importância da aprendizagem em tempos muito difíceis no Brasil para a defesa de direitos fundamentais, do Estatuto de Criança e do Adolescente e uma serie de legislações que vieram junto com o estatuto e são fundamentais para consolidar um marco legal de proteção da infância e adolescência no Brasil", afirmou Felix.

A representante do Fórum Nacional de Erradicação de Trabalho Infantil, Isa Oliveira, falou da importância da aprendizagem na vida dos jovens. "Nós precisamos defender a aprendizagem, mas ela como um direito do adolescente e como direito, não poder ser qualquer coisa. Garantir uma aprendizagem de qualidade é sobretudo que esteja presente".

Fabiana Kelly Souza, aprendiz do Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM), compartilhou sua experiência na instituição. "Em 10 meses que eu estou trabalhando no CESAM aprendi muita coisa. Como me comportar em um ambiente de trabalho, como falar. Eu acredito que cada um que está aqui sabe a importância. Além de ajudar com a educação também nos ajuda financeiramente com a nossa família".

Já a representante do Fórum Distrital de Aprendizagem, Roseana Albuquerque reforçou os benefícios da aprendizagem na vida do jovem. "Temos a aprendizagem como uma política pública sólida que garante ao jovem a condição de estudar e trabalhar. Um milhão e novecentos mil crianças em condição irregular de trabalho, a aprendizagem pode diminuir esse número, a gente acredita muito nessa possibilidade".

Socioeducativo -  De acordo com o subsecretario do sistema socioeducativo, Pedro Murilo Souza, é uma luta incessante garantir aprendizagem profissional. "A gente, quando vê esse auditório cheio, percebe como a aprendizagem profissional é importante para prevenção. Os nossos adolescentes do sistema socioeducativo vêm de um contexto de vulnerabilidade social muito grande e um dos eixos do nosso trabalho é a aprendizagem e a formação de renda familiar", explicou Souza.

A aprendiz do Branco do Brasil, Maria Júlia compartilhou sua experiência com o programa menor aprendiz e ressaltou como ele tem sido relevante na vida dos jovens. "O programa menor aprendiz é muito importante, temos que lutar por essa causa, tentar representar o máximo e transformar isso sim no nosso direito. É um programa que não só ajuda o jovem, mas também as empresas, o mercado de trabalho e o país"

Segundo Maria Júlia, muita gente não tem acesso às oportunidades que o programa dá. "São vários cursos que o programa proporciona pra gente, isso vai formar futuros trabalhadores excelente para o mercado de trabalho".

Victoria Kortbawi (estagiária)
Fotos: Silvio Abdon/CLDF