Notícias Notícias

Disputa pela 23ª edição do Troféu Câmara terá três longas e 18 curtas-metragens

Três longas e 18 curtas-metragens (veja abaixo) concorrerão aos prêmios da 23ª edição do Troféu Câmara Legislativa para produções cinematográficas do Distrito Federal. Os 21 filmes disputarão R$ 240 mil em prêmios e serão exibidos de 17 a 21 de setembro na Mostra Brasília, que faz parte da programação do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A lista dos filmes selecionados foi divulgada na tarde desta terça-feira (24) pelos integrantes da Comissão de Seleção e do Comitê Gestor do Troféu Câmara Legislativa.

Os títulos foram escolhidos entre os 92 filmes que tiveram as inscrições homologadas, segundo o regulamento da competição. Durante o anúncio, os integrantes destacaram a quantidade e a qualidade das produções inscritas. Péterson Paim, diretor, roteirista e produtor premiado em vários festivais de cinema, explicou que a Comissão levou em conta aspectos técnicos para a definição dos filmes e destacou o grande número de filmes de boa qualidade.

Núbia Santana, atriz, documentarista e coordenadora de projetos culturais e sociais em cinema, chamou a atenção para a qualidade das produções. E Adriano de Angelis, jornalista, realizador de audiovisual e coordenador de projetos de comunicação, elogiou a diversidade das produções, que, segundo ele, demonstram a ousadia do cenário do audiovisual do DF.

Também integraram a Comissão de Seleção Diana Svintiskas, documentarista, diretora de vídeos institucionais, educativos e séries de TV, e Kakau Teixeira, jornalista, produtora cultural e assessora de mostras e festivais. Além da Mostra Brasília, as produções também serão exibidas no auditório da Câmara Legislativa para estudantes e em salas em Taguatinga, Ceilândia e Sobradinho, com votação popular por meio de aplicativo. O júri oficial do Troféu Câmara será definido e anunciado nos próximos dias.

Prêmios – Os filmes vão concorrer a um total de R$ 240 mil em prêmios, divididos entre várias categorias (veja abaixo). O melhor longa-metragem escolhido pelo júri oficial receberá R$ 100 mil, e o curta, R$ 30 mil. O júri popular também vai eleger os vencedores nas duas categorias, que receberão, respectivamente, R$ 40 mil e R$ 10 mil. O melhor diretor fará jus a R$ 12 mil e as demais categorias técnicas (ator, atriz, roteiro, fotografia, montagem, direção de arte, edição de som e trilha sonora) receberão R$ 6 mil, cada uma.

Parceiros – O melhor longa-metragem segundo o júri popular receberá, ainda, R$ 100 mil da Petrobrás, para serem aplicados na distribuição do filme no circuito comercial, em 10 salas de cinema de três das principais cidades brasileiras.

O melhor longa eleito pelo júri oficial também receberá o Prêmio CiaRio, no valor de R$ 16 mil em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa MovieCenter. Já o curta-metragem indicado pelo júri oficial receberá, por sua vez, o Prêmio CiaRio de R$ 8 mil, para locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa Naymar.

Reconhecimento – Criado em 1996 para reconhecer o talento dos cineastas brasilienses e incentivar os jovens realizadores, o Troféu Câmara Legislativa do DF ajudou a consolidar uma das principais vitrines da produção audiovisual local: a Mostra Brasília.

Ao longo de mais de duas décadas, já foram injetados R$ 2,4 milhões no cinema local, e foram premiados cineastas que viriam a ser reconhecidos nacional e internacionalmente, como a documentarista Maria Augusta Ramos e os diretores Adirley Queirós, José Eduardo Belmonte, René Sampaio, Betse de Paula, Santiago Dellape, entre outros.

Também já receberam o Troféu Câmara cineastas consagrados, como Vladimir Carvalho, André Luiz Oliveira, Marcos Mendes, Dácia Ibiapina, Sergio Moriconi, Erika Bauer, além de Geraldo Moraes e Manfredo Caldas (ambos falecidos).

A ideia da CLDF é continuar impulsionando a produção local, e a resposta tem vindo também no aumento do número de inscrições, que passaram de seis no primeiro ano para 86 no ano passado.

Filmes selecionados

Longa-metragem

- Marés, de João Paulo Procópio, 84min29s, ficção, 14 anos, 2018

- New Life S/A, de André Carvalheira, 78min26s, ficção, 14 anos, 2018