Voltar Inscrições para Troféu Câmara Legislativa terminam na segunda

Inscrições para Troféu Câmara Legislativa terminam na segunda

Publicado em 06/07/2017 12h54

As inscrições para a 22ª edição do Troféu Câmara Legislativa de cinema terminam na próxima segunda-feira (10). As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponível tanto no site da Câmara Legislativa, como na página do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A organização do Troféu alerta que para participar é necessário que a inscrição seja feita na Mostra Brasília. Ou seja, a inscrição somente no Festival de Brasília não implica na confirmação da disputa pelo Troféu Câmara.

Os interessados também devem observar a necessidade de anexar os documentos exigidos no edital (comprovante ou declaração de residência e documentos de identidade dos membros da ficha técnica).

Quem preferir pode ir até a sede da Câmara Legislativa com os documentos de inscrição, de segunda a sexta, das 13h às 19h, na Praça Municipal, Quadra 2, Lote 06, Térreo Inferior, Coordenadoria de Comunicação Social – CCS. Informações: trofeu@cl.df.gov.br, fone: (61) 3348-8288.

Produção - Para concorrer, é necessário que a produção seja brasiliense e que o filme tenha sido concluído a partir de 1º de agosto de 2016 (confira o edital). Os títulos selecionados serão divulgados até 9 de agosto de 2017 e vão integrar a programação da Mostra Brasília do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontecerá de 15 a 24 de setembro no Cine Brasília.

As premiações da Mostra Brasília para este ano foram reajustadas em R$ 40 mil, totalizando R$ 240 mil (ver abaixo). Até a última edição, o Troféu CLDF concedia um total de R$ 200 mil em prêmios. Houve aumento do valor dos prêmios para o melhor longa escolhido pelo júri oficial, que passou de R$ 80 mil para R$100 mil, e para o melhor longa apontado pelo júri popular, que passou de R$ 20 mil para R$ 40 mil.

Foram reajustadas também as remunerações da comissão de seleção do Troféu Câmara Legislativa e do júri oficial da premiação. Os integrantes dos dois grupos passarão a receber R$ 3 mil cada.

O melhor longa da Mostra Brasília escolhido pelo júri popular vai ganhar ainda o Prêmio Petrobras de Cinema no valor de R$ 100 mil para distribuição do filme em pelo menos 10 salas e três praças ao longo dos primeiros 90 dias de lançamento comercial. A votação do júri popular será feita por meio eletrônico ao final da sessão, por aplicativo no celular ou pelos totens disponíveis no local de exibição.

Seleção -  A Comissão de Seleção dos filmes que definirá os concorrentes à 22ª edição do Troféu Câmara Legislativa do DF será formada por Denise Pereira Caputo: jornalista, cineasta, roteirista e gestora cultural; John Howard Szerman: cineasta, diretor, produtor, roteirista, montador, editor de som e de fotografia de vários filmes, com prêmios; Santiago Machado Dellape: jornalista, cineasta, diretor, roteirista e montador de cinema, produção de curtas e longas metragens premiados; Sergio Habib Bazi: jornalista, crítico de cinema, editor de cadernos de cultura, curador de mostras de cinema e membro de comissões de seleção e de júri de várias mostras e festivais de cinema, e Wanderlei José da Silva: produtor de cinema, coordenador de mostras e festivais de cinema, membro de comissões de seleção de mostras e festivais de cinema.

A Mostra Brasília deve ter exibição paralela em 2017 em locais que estão sendo definidos pelo Comitê Gestor do Troféu Câmara para dar mais visibilidade às produções do DF e formar plateias para nosso cinema local. O Troféu foi criado em 1996, como forma de reconhecimento aos cineastas brasilienses e também para incentivar os jovens realizadores do cenário local.

Prêmios do Júri Oficial:

a) melhor longa-metragem: R$ 100 mil