Voltar CLDF entrega prêmios aos vencedores da Mostra Brasília de cinema

CLDF entrega prêmios aos vencedores da Mostra Brasília de cinema

Publicado em 09/11/2016 16h23

Em solenidade realizada no final da tarde desta quarta-feira (9), os vencedores do 21º Troféu Câmara Legislativa receberam as premiações e foram homenageados com certificados. No total, o Legislativo local distribuiu R$ 200 mil em prêmios para os melhores filmes produzidos na cidade e para categorias técnicas como direção, fotografia e trilha sonora. As produções foram exibidas na Mostra Brasília do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em setembro último.

"Todas as etapas da organização do Troféu CLDF foram cumpridas de forma correta. E agora estamos num momento muito importante, em que queremos reafirmar o compromisso da Casa com a cultura local", destacou a coordenadora do Troféu, Cleide Soares. Militante da área cultural, ela apontou a "reverberação" dos filmes produzidos na cidade e pediu o apoio dos parlamentares para o fortalecimento de projetos como a premiação concedida ao cinema da cidade.

O presidente em exercício da Câmara, deputado Juarezão (PSB), reconheceu a importância de se valorizar a produção audiovisual de Brasília e anunciou a intenção de criar uma comissão para organizar a exibição dos filmes do DF nas regiões administrativas. "Sou de Brazlândia e meu sonho é que tivesse um cinema lá. Luto para isso. Quando o cinema voador exibiu filmes lá, foi um sucesso", contou.

A relação da capital brasileira com o cinema é muito forte. Conforme apontou Renato Barbieri, diretor de "Cora Coralina – Todas as Vidas", eleito o melhor longa-metragem pelo júri popular, a cidade abriga o mais antigo festival de cinema do Brasil e a primeira faculdade de cinema do País. "É muito importante o apoio da Câmara a essa indústria tão estratégica do ponto de vista da identidade e da economia", ressaltou. Segundo Barbieri, cada R$ 1,00 investido na produção cinematográfica resulta em R$ 5,7 para a atividade econômica.

Também presente à solenidade, o coordenador do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Sérgio Fidalgo, reafirmou o compromisso da Secretaria de Cultura do DF com a Mostra Brasília: "É um orgulho acolher essa mostra com tão importantes trabalhos e profissionais". Ele elogiou, ainda, a consolidação do Troféu Câmara Legislativa, que a cada ano tem sido aprimorado.

História - Criado em 1996 como um reconhecimento aos cineastas de Brasília e, ainda, como incentivo aos jovens realizadores que começavam a despontar no cenário local e nacional, o Troféu CLDF é entregue anualmente durante o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Vencedores e premiações 2016

Júri oficial

Melhor longa-metragem (R$ 80 mil): "Catadores de Histórias", de Tânia Quaresma

Melhor curta-metragem (R$ 30 mil): "Rosinha", de Gui Campos