Serviços Serviços

 Pesquisas - permite solicitar pesquisas em geral, conforme o interesse ou necessidade dos cidadãos.

Reserva de livros – Os servidores da CLDF e as bibliotecas conveniadas e devidamente cadastradas podem solicitar a reserva de uma obra que esteja emprestada para outro usuário, o que impede que o empréstimo seja renovado, conforme disposto no art. 9º do Ato da Mesa Diretora nº 89/2011. Uma obra reservada fica à disposição do usuário que solicita a reserva pelo prazo de 48 horas.

Para solicitar a reserva de publicações, basta telefonar para 3348-9236, 3348-9232 ou 3348-9230 ou preencher o formulário Solicitação de reserva de obra

• Empréstimo de livros – a consulta no recinto da Biblioteca é permitida ao público em geral. Os servidores da CLDF e as bibliotecas conveniadas e devidamente cadastradas podem retirar até 10 obras, pelo prazo de 30 dias, com possibilidade de renovação, por igual período, conforme disposto no art. 9º do Ato da Mesa Diretora nº 89/2011 e atlerações produzidas pelo Ato da Mesa Diretora nº 48/2019.

Para solicitar o empréstimo de livros, basta telefonar para 3348-9236 ou 3348-9232 ou preenhcer o formulário: Solicitação de empréstimo de obras

Renovação de empréstimo de livros – Os usuários podem solicitar a renovação de uma obra que esteja em seu poder, desde que ela não tenha sido reservada para outro usuário, conforme disposto no art. 9º do Ato da Mesa Diretora nº 89/ 2011. 

Para solicitar a renovação de empréstimo, o usuário pode telefonar para 3348-9236, 3348-9232 ou 3348-9230, ou ainda preencher o formulário Solicitação de renovação de empréstimos de obras .

Artigos de periódicos, trechos ou capítulos de livros - solicitações de cópias podem ser feitas pelo e-mail: atendimento.biblioteca@cl.df.gov.br, pelos telefones 3348-9232 ou 3348-9236 ou, ainda, pelo formulário Solicitação de cópia de obras

OUTROS SERVIÇOS:

• Consulta Legislativa – permite o acesso à Lei Orgânica do Distrito Federal, ao Regimento Interno da Câmara Legislativa, aos sites de pesquisa de legislação distrital, estadual e federal e de atos internacionais, além de consulta aos diários oficiais da Câmara Legislativa – DCL e do Distrito Federal – DODF.

• Pesquisa Bibliográfica – a Biblioteca Paulo Bertran é integrante da Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional - RVBI, que utiliza o software Aleph para o processamento técnico de livros, periódicos e outros materiais, permitindo a divulgação e o acesso on-line ao catálogo dos registros bibliográficos das 12 bibliotecas cooperantes dos seguintes órgãos: Advocacia Geral da União, Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Ministério da Justiça, Procuradoria Geral da República, Senado Federal, Superior Tribunal de Justiça, Superior Tribunal Militar, Supremo Tribunal Federal, Tribunal de Contas do Distrito Federal, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Tribunal Superior do Trabalho.

• Novas Aquisições – boletim digital que apresenta as aquisições incorporadas recentemente ao acervo.

Normatização de Publicações Produzidas pela CLDF – Normatiza publicações institucionais produzidas pela Câmara Legislativa, de acordo com as orientações da Comissão de Publicações Oficiais Brasileiras e as normas da ABNT.

Pedido de ISBN e Depósito Legal – Para cada obra editada pela Câmara Legislativa, a Biblioteca solicita o ISBN (International Standart Book Number) à Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e envia exemplares da obra para o Depósito Legal, na mesma localidade, obedecendo à Lei nº 10.994/ 2004. A Biblioteca Nacional é o órgão oficial responsável pelo controle e a divulgação de obras publicadas no Brasil.