Menu Exibir

Notícias

Voltar Comissão aprova nome de José Walter Vazquez para diretor da ADASA

Comissão aprova nome de José Walter Vazquez para diretor da ADASA

Publicado em 27/11/2014 09h48

Foi aprovada, por unanimidade, a indicação de José Walter Vazquez Filho para o cargo de diretor da Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa), na manhã de hoje (27), pela Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo.

Em sua exposição, José Walter defendeu investimentos em drenagem pluvial e também em gás canalizado, ao argumentar que a atuação da Adasa vai além dos recursos hídricos. Segundo ele, o sistema de drenagem da capital "não é ruim, mas está aquém do que a impermeabilização da área urbana atual necessita". A situação, segundo José Walter, é mais grave devido a posição do DF, "inserido numa área habitacional que tende a ser o segundo maior eixo do país", acrescentou.

José Walter lembrou que a Adasa regulamenta a concessão de gás no DF, ao reforçar que o papel da agência extrapola a questão da água, especialmente após 2008, quando a Adasa tornou-se uma agência múltipla.  Ele argumentou que situações de crise de água, a exemplo do caso de São Paulo, mostram a necessidade de investimento em outras matrizes enérgicas, além da hidrelétrica.

Durante a oitiva, ao ser questionado pelo deputado Robério Negreiros (PMDB) sobre taxas de água e esgoto, José Walter considerou que a política tarifária não deve ser feita por agências, pois estas executam políticas elaboradas por quem foi eleito para governar. Ele argumentou que as agências não devem ser independentes do governo, mas sim autônomas. Para a deputada Eliana Pedrosa (PPS), o indicado deixou claro o "recado sobre a importância da Câmara Legislativa na política tarifária do DF". José Walter sintetizou: "A água hoje é um bem precioso, é importante haver política tarifária clara e agência autônoma para executar essa política".

Trajetória – José Walter é graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Políticas Públicas pelo Banco Mundial e possui mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Brasília (UnB). Ocupou diversos cargos em órgãos públicos: foi diretor da Caesb, chefe de gabinete do ex-ministro da Fazenda, Bresser Pereira, entre outros. Atualmente atua na Secretaria de Transportes do DF, motivo pelo qual foi elogiado por Pedrosa. "Sempre que precisei de uma informação, José Walter nunca se furtou, além de ter um currículo respeitável", declarou.

Chico Vigilante (PT) afirmou conhecer o indicado há cerca de trinta anos e frisou que ele é um servidor público "de Estado, e não de governos". Cristiano Araújo (PTB) destacou que o futuro diretor "tem atenção com a coisa pública". Ao indicado, o professor Israel Batista (PV) disse: "Seu currículo e trajetória te garantem exercer essa nova função com maestria".

Mais notícias sobre