Notícias

Voltar CLDF recebe plenária sobre participação popular no SUS

CLDF recebe plenária sobre participação popular no SUS

Publicado em 27/03/2015 09h06

Começou na manhã desta sexta-feira (27), no auditório da Câmara Legislativa, a plenária popular da região Centro-Oeste para avaliação do Sistema Único de Saúde (SUS), com a participação de dezenas de servidores, conselheiros e de representantes dos usuários. O evento se estende até o meio-dia de sábado (28), quando serão apresentados para aprovação os relatórios dos grupos de trabalho.

A plenária preparatória da 15ª Conferência Nacional deste ano tem como tema principal "Participação popular na construção do SUS: compromisso social de todos".  Os debates estão divididos em quatro eixos temáticos:  gestão estratégica e participativa, infraestrutura, modelos de gestão e modelo de atenção.

O secretário de Saúde do Distrito Federal, João Batista de Sousa, destacou que a plenária será uma "ótima oportunidade de preparação para a conferência nacional". Ele garantiu que o governo do DF estará atento às resoluções aprovadas no encontro regional.  "A participação dos usuários e dos servidores na gestão da saúde é sempre relevante", exortou.

Ao participar da abertura do evento, o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa, deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), afirmou estar presente apenas como um "ouvinte", por ser especialista em educação. Ele anunciou que nos próximos dias o colegiado realizará uma audiência pública para discutir os principais problemas que afetam o atendimento aos usuários do SUS no DF. Já o deputado Juarezão (PRTB), que é servidor da Secretaria de Saúde, defendeu que "qualquer governo precisa do povo e dos servidores para ter sucesso na gestão da saúde pública".

Mais notícias sobre