Voltar Deputado analisa Orçamento para 2015

Deputado analisa Orçamento para 2015

Publicado em 21/10/2014 14h13

O deputado Agaciel Maia (PTC) fez uma análise da proposta de Orçamento do Distrito Federal para 2015, durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa desta terça-feira (21). De acordo como distrital, o Orçamento para o próximo ano será 6% maior do que o deste ano, totalizando R$ 37, 3 bilhões, incluindo o valor previsto do Fundo Constitucional do DF.

A proposta orçamentária está em análise na Câmara Legislativa e deverá ser votada até 15 de dezembro. O parlamentar destacou que o novo governador terá R$ 1,4 bilhão para investimentos e R$ 6 bilhões para despesas com educação e saúde. O Orçamento Fiscal que reúne a arrecadação tributária é de R$ 18,3 bilhões.

Na opinião de Agaciel Maia, a sociedade está cada vez mais representada no Orçamento. Segundo ele, a cada ano que passa é maior a participação popular em audiências públicas e na apresentação de sugestões de emendas aos deputados. Neste ano, cada parlamentar poderá apresentar emendas parlamentares no valor total de R$ 16 milhões.

Maia sugeriu ainda que o novo governo poderia aumentar os recursos disponíveis, caso diminuísse a renúncia tributária, estimada na atual proposta em R$ 2 bilhões. Este é o valor que o governo abrirá mão de arrecadar por meio de isenções fiscais.