Menu Exibir

Voltar Comissão aprova exame antialérgico obrigatório em hospitais públicos

Comissão aprova exame antialérgico obrigatório em hospitais públicos

Publicado em 19/05/2015 09h47

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária na manhã desta terça-feira (19), o projeto de lei n° 941/2012, do deputado Agaciel Maia (PTC), que torna obrigatória a realização de exame antialérgico em pacientes que irão receber dosagem de medicamentos, no interior de hospitais da rede pública, incluindo pronto-socorros.

Ao parabenizar o autor da proposta pela apresentação da proposta, que ainda deve ser votada em plenário, a deputada Sandra Faraj (SD) - presidente da CCJ - enfatizou que a medida deverá trazer muitos benefícios para a prevenção de reações alérgicas, entre os pacientes do DF. "A gente sabe que muitas vezes alguns ingredientes acabam se tornando muito perigosos, causando danos sérios à saúde das pessoas ", comentou.

A CCJ aprovou também vários outros projetos que estavam na Ordem do Dia. Entre eles, por exemplo, o projeto de lei n° 70/2015, do deputado Júlio César, que "institui e inclui no calendário oficial de eventos do DF o Dia das Artes Marciais".

Os parlamentares da Comissão aprovaram ainda emenda substitutiva da Comissão de Assuntos Sociais ao projeto de lei n° 1626/2013, alterando a redação da proposta original, que inclui no calendário oficial do DF "o Dia do Profissional de Trânsito".

Cidadã Honorária - De autoria do deputado Rodrigo Delmasso (PTN), a CCJ aprovou o projeto de decreto legislativo 001/2015, que concede título de Cidadã Honorária de Brasília a Katiele de Bortoli Fischer. Na reunião, Delmasso  defendeu  que a homenageada  merece todo o reconhecimento da sociedade, por sua luta para a regulamentação do uso terapêutico do canabidiol.

"Ela enfrentou muitas dificuldades para garantir esse direito, tornando-se um exemplo para os moradores do DF, por sua persistência em vencer a burocracia do Estado", elogiou. O canabidiol (derivado da cannabis), de uso controlado, é muito eficaz no tratamento de epilepsia refratária - explicou o distrital.

Ao final da reunião, o deputado Renato Andrade (PR), membro da CCJ, criticou a derrubada de barracos na comunidade de Nova Jerusalém, comentando que a Câmara Legislativa deve se empenhar da defesa dos direitos "daquelas pessoas necessitadas de apoio do poder público".