Últimas Notícias Últimas Notícias

« Voltar

Retratos de mulheres que venceram o câncer de mama ficam expostos na CLDF

Retratos de mulheres que venceram o câncer de mama ficam expostos na CLDF

Qui, 10 Out 2019 18:22

Retratos de mulheres que venceram o câncer de mama ficam expostos na CLDF

Retratos de mulheres que venceram o câncer de mama ficam expostos na CLDF

Neves Pereira, Lourdes Capitulino, Joana D'Arc, Sheyla Machado, Val Costa e Joana Jeker. São mulheres que compartilham histórias de superação: diagnosticadas com câncer de mama, enfrentaram a doença, passaram por mastectomia (retirada da mama), fizeram reconstrução mamária e redescobriram seus corpos e suas vidas. Os retratos delas seis integram a exposição "A Força da Mulher", inaugurada nesta quinta-feira (10), no hall de acesso ao plenário da Câmara Legislativa.

Atualmente, com 57 anos de idade, Neves Pereira soube que estava com câncer de mama há seis anos. Retratada por Luciana Ferry – fotógrafa que assina a mostra –, ela destaca a importância de se deixar fotografar : "É bonito e ajuda na autoestima de quem passa pelo tratamento".

A deputada Arlete Sampaio (PT), que participou da abertura da exposição, fez questão de falar da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama em seu pronunciamento na sessão ordinária. "Mais do que fazer novas leis, é nosso dever fiscalizar a oferta de serviços básicos para evitar que as mulheres sejam vitimadas pelo câncer", defendeu. A distrital lamentou a situação dos mamógrafos na rede pública de saúde, bem como a dificuldade para se agendar uma consulta médica para solicitar o exame. De acordo com ela, 44% das mulheres com câncer são diagnosticadas já em estágio avançado, o que dificulta o tratamento.

Realizada pela ONG "Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília", a exposição "A Força da Mulher" pode ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, até o dia 31 de outubro.

A Força da Mulher - Exposição Fotográfica
Local: Hall do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Visitação: até 31 de outubro
Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h 
Classificação indicativa: livre para todos os públicos 
Entrada franca

Denise Caputo

Fotos: Figueiredo/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa