Câmara Legislativa lança observatório da gestão pública

Qui, 07 Nov 2019 18:13

Câmara Legislativa lança observatório da gestão pública

Com objetivo de oferecer transparência à população, a vice-presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal, sob direção do deputado Delmasso (Republicanos) realizou nesta quinta-feira (7) o lançamento do Observatório da Gestão Pública. O evento propôs a apresentação do observatório além de apresentar outras evoluções da Casa.

O observatório vem com o propósito de apoiar a população na busca de dados e fiscalização. O parlamentar explica que "a proposta é construir ferramentas para que a comunidade possa usar sua própria casa, a Casa do Povo, para observar, avaliar e criticar onde está sendo aplicado o dinheiro público". Delmasso ainda disse que o observatório será a nova fonte confiável de informações para a imprensa em geral.

Jean Lima, presidente da Codeplan, participou do lançamento e vai auxiliar no observatório com as informações da população para melhorar politicas púbicas e mostrou também o novo portal de transparência infodf.

O coordenador de modernização e informática (CMI) da Casa Marcelo Lima, que esteve à frente da criação do observatório falou da importância de um local de livre acesso especializado e com estrutura para pesquisa. "Mesmo que os dados sejam abertos, eles são dados difíceis e precisam muitas vezes de auxílio de pessoas capacitadas para que sejam encontrados".

Esteve presente no lançamento a deputada Julia Lucy (Novo), ela falou da "extrema dificuldade de conseguir algum dado de qualquer órgão" e que o observatório vai auxiliar muito na criação de políticas públicas, pois para ela um problema deste parlamento é a criação destas partindo de achismos e ideologias.

O evento contou com a presença do controlador-geral do DF, Aldemário Araújo. Ele falou sobre os diversos problemas de gestão do DF e deixou claro que não é um problema centralizado em um só governo, mas sim um problema cultural e que está aí a importância do observatório servindo como um laboratório de análise da gestão pública.

Inovações - Delmasso, como vice-presidente da Casa ainda pretende implantar outras modernizações em conjunto com a CMI. Ele acredita que o observatório pode servir para ensinar os jovens a fiscalizar o poder público no programa conhecendo o parlamento. E ainda tornou pública a intensão e proposta para o final de 2020 de tornar o portal da CLDF o portal legislativo mais acessível do Brasil.

"Vamos promover cursos de formação na utilização das plataformas de transparência de gestão pública", disse.

Delmasso e Lucy ainda também falaram da mais nova modernização da Casa que tornou 100% dos das tramitações processuais e legislativas da Casa em digitais pelo programa Sistema Eletrônico de Iinformações (SEI).

Karine Teles (estagiária)
Foto: Carlos Gandra/CLDF