Câmara Legislativa inaugura mostra sobre 50 anos da Biblioteca Infantil da 104/304 Sul

Sex, 08 Nov 2019 20:25

A Câmara Legislativa realiza na noite desta sexta-feira (8) a solenidade de abertura da exposição sobre a Escolinha de Criatividade, projeto inovador e premiado da rede de ensino do Distrito Federal. Com o intuito de celebrar seu cinquentenário, a escola traz a mostra "50 anos da Biblioteca Infantil 104/304 Sul".  O evento acontece às 19h no auditório da Casa.

A abertura contará com apresentação musical, noite de autógrafos dos autores-mirins, conversa com o autor Roger Mello e exposição da mostra, que fica na Câmara Legislativa durante duas semanas.

A Escola de Criatividade funciona na Biblioteca Infantil 104/304 Sul e, em meio século de existência, já formou artistas, escritores, ilustradores premiados dentro e fora do Brasil, além de incentivar a leitura e a criação com crianças de 6 a 14 anos. O acervo, aberto a toda a comunidade do DF, é composto de cerca de 10 mil títulos com a curadoria de professores especializados da rede pública de educação.

Atualmente cerca de 200 crianças frequentam a escola, onde meninos e meninas leem, escrevem e ilustram livros, em uma abordagem multidisciplinar que inclui brincadeiras, artes plásticas, leitura e elaboração de projetos. As aulas acontecem duas vezes por semana, em dias alternados e somente na sexta-feira para os adolescentes.

Quando inaugurada, a Escolinha recebeu embaixadores, ministros, governadores. Toda a história é contada na mostra fotográfica do cinquentenário. Nessa escola, já estudaram figuras importantes da literatura da cidade como a escritora Alessandra Roscoe e Roger Mello, cujo trabalho é reconhecido dentro e fora do país, em lugares como a China e a Coreia. O autor e ilustrador já recebeu o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura Infanto Juvenil. Neste ano, esteve entre os finalistas do Prêmio Jabuti com duas de suas obras.

História - A Biblioteca Infantil da 104/304 Sul é um patrimônio do DF. Dedicado à leitura, e ao ensino de artes, esse espaço de educação integra o projeto urbano de Lúcio Costa para as superquadras e foi inaugurado em 1969. Oscar Niemeyer projetou uma biblioteca onde as crianças alcançam as prateleiras e escolhem o que vão ler. Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro incrementaram o conceito. O jardim mora dentro do prédio e os livros são o ponto de partida para a imaginação, a criatividade e o conhecimento do mundo dos pequenos leitores.

O projeto atualmente é mantido pela Secretaria de Educação, em parceria com a comunidade. O Grupo de Pais e Amigos da Biblioteca abraça a escola, suas atividades e financia parte do material utilizado nas aulas de artes.

Funcionamento ameaçado – Nos últimos anos, a Escolinha de Criatividade busca formas de se manter. Em 2018, uma portaria da Secretaria de Educação do GDF colocou em risco as atividades que acontecem no edifício tombado pelo Patrimônio do DF. Em uma tentativa de normatizar as bibliotecas públicas e escolares, a Secretaria de Educação determinou um número máximo de professores e indicou que professores readaptados, ou seja, afastados das salas de aula, cuidassem das bibliotecas.

A elaboração da portaria não levou em conta uma necessidade exclusiva da Biblioteca Infantil, onde as crianças efetivamente assistem aulas e necessitam de professores regentes. Desde o ano passado, um grupo de pais e amigos da biblioteca (GPABI) se esforça, com contribuições voluntárias e mobilização, para manter as atividades, juntamente com a direção da Escolinha. A situação ainda não se resolveu completamente, pois não houve definições da Secretaria de Educação quanto ao seu destino. Em 2020, as atividades correm o risco de serem paralisadas.

Para mais informações: @bibliotecainfantilsul

Núcleo de jornalismo - Câmara Legislativa