Últimas Notícias Últimas Notícias

« Voltar

Auditores de atividades urbanas recebem homenagem

Auditores de atividades urbanas recebem homenagem

Qui, 09 Mai 2019 17:45

Auditores de atividades urbanas recebem homenagem

Auditores de atividades urbanas recebem homenagem

Responsáveis pela inspeção de diversas áreas – vigilância sanitária; obras; edificação e urbanismo; atividades econômicas; transportes e controle ambiental – os servidores da carreira de fiscalização de atividades urbanas do Distrito Federal foram homenageados pela Câmara Legislativa nesta quinta-feira (9). A ideia partiu do deputado João Cardoso (Avante), que salientou a relevância desses servidores públicos "que atuam para manter Brasília nos eixos".

O parlamentar também enumerou as áreas de especialização dos integrantes da carreira, que "constituem um rol de importantes mecanismos de controle em prol do bem-estar da nossa população". Na avaliação de Cardoso, são desenvolvidas "atividades técnicas de um alcance social imensurável". Em reconhecimento ao trabalho desses servidores, ao final da solenidade, o distrital entregou moções de louvor pelos relevantes serviços prestados a Brasília e demais cidades do DF.

O deputado distrital também assinou um projeto de lei, que será submetido à avaliação da CLDF, instituindo o 2 de fevereiro como o Dia da Fiscalização de Atividades Urbanas do Distrito Federal, a ser comemorado anualmente.

Oriundo da carreira, hoje aposentado, o ex-deputado distrital Rôney Nemer participou da homenagem e lembrou que é preciso "valorizar os que iniciaram as lutas em prol da categoria" Além de ratificar a importância dessa ocupação, homenageou as auditoras de atividades urbanas, representadas pela ouvidora da Agefis, Joseilda Noleto Cabral, que destacou o "acompanhamento de perto dos problemas da cidade" por meio das manifestações registradas pela Ouvidoria.

Futuro titular da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística, que vem sendo chamada de DF Legal, Georgeano Trigueiro Fernandes, esteve à frente da extinta Agência de Fiscalização (Agefis), um dos principais órgãos para os servidores da carreira homenageada. Na opinião dele, a população está começando a entender o papel dos auditores. Também listou uma série de desafios – "que serão vencidos" – como a grilagem de terras, a proteção do meio ambiente, as questões referentes à saúde pública, além de problemas de mobilidade.

O presidente do Sindafis, sindicato que representa a categoria, Eduardo Jorge de Paula, fez um agradecimento público "aos que participaram da luta nos últimos 20 anos" e tratou, entre outros assuntos, da necessidade de recomposição de perdas salariais. Também discursaram gestores de várias pastas do GDF representando as diversas especialidades da carreira.

Marco Túlio Alencar
Fotos: Rinaldo Morelli/CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa