Mais lidas Mais lidas

« Voltar

Reforma agrária do DF entra em discussão na CLDF

Câmara Legislativa do Distrito Federal pauta em audiência pública a reforma agrária do DF. A audiência acontece nesta quarta-feira (25) às 18h, no plenário. A iniciava é dos deputados Arlete Sampaio (PT), Chico Vigilante (PT) e Fábio Felix (Psol).

Os deputados autores da audiência explicam a importância do tema: "O debate sobre a reforma agrária reveste-se de suma importância pois alcança questões que afetam toda a sociedade: terra, assentamento, alimentação, recursos naturais, saúde, educação e assistência das famílias do campo. Não é demais ressaltar que a produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, e preservação dos recursos hídricos dizem respeito à sobrevivência da população do Planeta e não somente dos residentes no campo".

Eles ainda associam a crise hídrica do DF com os problemas causados pela falta da reforma. "A recente crise hídrica do DF deveu-se não apenas às condições climáticas adversas, como a falta de chuva. Os parcelamentos irregulares do solo, a grilagem de terras e a especulação imobiliária são fatores que impactam diretamente o meio ambiente. Outro fator é o modelo agressivo e nocivo de produção do agronegócio. No Brasil, cerca de 70% da água potável é usada para irrigação, chegando a 29,6 milhões de hectares irrigáveis, além da utilização indiscriminada de agrotóxicos. No caso do DF, essa realidade não é diferente", dizem em requerimento os três parlamentares.

Karine Teles (estagiária)
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa