Mais lidas Mais lidas

« Voltar

Problemas na segurança são tema de pronunciamentos dos distritais

Problemas na segurança são tema de pronunciamentos dos distritais

Ter, 15 Out 2019 20:13

Problemas na segurança são tema de pronunciamentos dos distritais

Problemas na segurança são tema de pronunciamentos dos distritais

O assassinato de dois motoristas de aplicativos, ocorridos no final de semana, além de dois feminicídios recentes, foram destacados na sessão ordinária da Câmara Legislativa desta terça-feira (15), por deputados distritais que enumeram problemas de segurança no Distrito Federal. Ao tratar das mortes dos condutores, o deputado Daniel Donizet anunciou proposição de sua autoria que visa a garantir mais tranquilidade a esses prestadores de serviços.

Segundo ele, a matéria prevê, entre outras medidas, a instalação de botão de pânico nos veículos, bem como câmeras de segurança. Além disso, a empresas seriam obrigadas a informar o destino final do passageiro antes do motorista aceitar a corrida. Para o deputado Fábio Felix (PSol), essas mortes foram "verdadeiras tragédias".

A deputada Arlete Sampaio (PT) consternou-se com o assassinato de mais duas mulheres e lastimou que tivesse de subir à tribuna para tratar, mais uma vez, de feminicídio. O tema também foi abordado por Felix: "O governo do Distrito Federal não pode relativizar a violência letal contra a mulher". O parlamentar ainda se solidarizou com o policial militar da reserva, Luzimar Arruda, conhecido como sargento Jabá, punido por ter postado críticas ao regulamento da corporação, no que foi acompanhado pelos deputados Hermeto (MDB) e Eduardo Pedrosa (PTC).

Outros assuntos – Já o deputado Jorge Vianna (Podemos) reclamou do valor pago aos auxiliares técnicos de enfermagem. "São apenas R$ 1,2 mil mensais para um trabalho no qual não pode haver erros", criticou. Por sua vez, Chico Vigilante (PT) chamou a atenção para problemas na licitação das empresas do setor de limpeza pública, que farão com que cerca de 1,5 mil garis percam o emprego. Ele fez um apelo ao governador para que dê atenção à questão. Enquanto a deputada Júlia Lucy (Novo) anunciou o restabelecimento do fornecimento de água na comunidade Santa Luzia (Estrutural), que havia sido suspenso pelo GDF, e informou sobre visita surpresa ao Hospital da Ceilândia: "Durante a caminhada, telhas caíram na nossa frente".

Marco Túlio Alencar

Fotos: Figueiredo/CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa