Mais lidas Mais lidas

« Voltar

Presidente apresenta ferramentas de participação popular no Portal da CLDF

Presidente apresenta ferramentas de participação popular no Portal da CLDF

Qui, 13 Dez 2018 16:11

Acompanhado de técnicos da Casa, o presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle (PDT), realizou coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (13). No encontro com os jornalistas, foi divulgado o Relatório "Atuação e Ações", referente às atividades desenvolvidas pela CLDF ao longo dos dois últimos anos da atual legislatura. Segundo o parlamentar, a principal diretriz da gestão foi "ressignificar" o Legislativo local por meio de três eixos: ampliação da transparência, participação social e controle de gastos.

A apresentação teve como guia o Portal da CLDF que, a partir de hoje, dá mais destaque às ferramentas de interação popular. Projetos como Laboratório Hacker de Inovação (Labhinova), Portal de Dados AbertosTV WebeDemocraciaCâmara em Movimento agora podem ser facilmente acessados por meio de ícones próprios na página inicial. O novo Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-Sic), gerenciado pela Ouvidoria, também foi alvo da coletiva, mas ainda está em fase de testes. "Tais ferramentas promovem uma ampla transparência do Legislativo, estimulando a confiança e a participação dos cidadãos do Distrito Federal", afirmou Joe Valle.

O objetivo, aponta o parlamentar, é engajar a população nos processos de transparência e participação democrática. "Se eu me sinto participante, eu vou cuidar mais do Legislativo", acrescentou. Valle ressaltou, ainda, o importante papel que a imprensa, os cidadãos e os servidores da CLDF têm em demandar que tais ações sejam levadas adiante pelas próximas direções da Casa. A coletiva de imprensa também destacou o aplicativo "CLDF na sua Mão", com o qual é possível acompanhar por telefone celular as transmissões da TV Web e as notícias do Portal, além de possibilitar interações mediadas pelo eDemocracia.

Ainda sobre participação popular, Joe Valle ressaltou o projeto "Câmara Com Vida" – ação com o objetivo de estimular a população a frequentar os espaços da CLDF, para participar de debates com especialistas, visitar exposições de arte e assistir a apresentações musicais. Somente em 2018, a Casa recebeu mais de 60 mil visitantes.

Prestação de contas – Com relação ao orçamento da CLDF, o presidente anunciou uma economia histórica em 2017 – ano em que, de acordo com ele, a Casa retornou aos cofres públicos R$ 118 milhões. Em 2018, por ter assumido a contribuição patronal previdenciária de seus servidores, não será possível superar o resultado anterior, apesar das medidas de austeridade que cortaram gastos de R$ 14 milhões e da redução de 40% na verba indenizatória.

Antes de finalizar sua apresentação e responder perguntas da imprensa, Joe Valle declarou estar satisfeito com os resultados e reforçou a importância de a Casa continuar promovendo a transparência e a inserção popular. Também destacou a criação de indicadores legislativos para medir a eficiência, a representatividade, as relações Legislativo/Executivo e a qualidade das legislaturas. "Se não conseguirmos medir e avaliar, não conseguimos gerir", acrescentou.

Nayá Tawane e Victoria Kortbawi (estagiárias)
Fotos: Silvio Abdon/CLDF
Comunicação Social – Câmara Legislativa