Mais lidas Mais lidas

« Voltar

Novos distritais iniciam programa de ambientação na CLDF

Novos distritais iniciam programa de ambientação na CLDF

Qui, 01 Nov 2018 16:07

Novos distritais iniciam programa de ambientação na CLDF

Novos distritais iniciam programa de ambientação na CLDF

Os distritais eleitos para a legislatura de 2019 a 2022 participam de encontro de ambientação na Câmara Legislativa a partir desta terça-feira (30) até quinta-feira (1º). A programação é variada e inclui cursos sobre processo legislativo e regimento interno, além de palestras e discussões sobre fiscalização, transparência e verba indenizatória.

Esta noite, durante a abertura do encontro, o presidente da Casa, deputado Joe Valle (PDT), lembrou a consolidação da autonomia política do DF e a plena participação dos brasilienses com a implementação da CLDF. Ao destacar as atribuições do Legislativo local de representar, legislar e fiscalizar, o distrital frisou: "Esse tríplice papel impõe que estejamos plenamente conectados com os que representamos". Valle destacou também alguns "pilares" da Casa: "a participação popular, a transparência – que gera confiança – e o rigor no uso dos recursos públicos".

Terceiro secretário da Câmara, o deputado Raimundo Ribeiro (MDB), também cumprimentou os deputados eleitos reforçando a importância do Legislativo para a democracia. "Esta Casa é a voz da população do DF. Vocês precisam valorizar seus mandatos, pois inúmeras esperanças foram depositadas neles. O mandato é, talvez, a expressão maior da cidadania", afirmou.

Representando a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o deputado Rodrigo Delmasso (PRB) explicou a importância da organização, criada em 1996 para fortalecer os legislativos locais. "A Unale é a nossa entidade de classe", disse, após convidar os novos distritais a se filiarem.

Após a solenidade de abertura, a presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), conselheira Anilceia Machado, iniciou palestra sobre a importância da fiscalização no desempenho das funções legislativas.

O encontro de ambientação tem continuidade ao longo de todo o dia de amanhã (31), começando com uma visita guiada pelo prédio da CLDF. Estão previstas também apresentações sobre o organograma da Casa, suporte aos mandatos e o fundo de saúde (Fascal), bem como palestra sobre transparência ativa, participação popular e e-democracia.

Denise Caputo
Foto: Carlos Gandra
Comunicação Social – Câmara Legislativa