Mais lidas Mais lidas

« Voltar

Eleições repercutem na Câmara Legislativa

Eleições repercutem na Câmara Legislativa

Ter, 09 Out 2018 19:18

Eleições repercutem na Câmara Legislativa

Eleições repercutem na Câmara Legislativa

Na primeira sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal depois das eleições, o assunto principal dos pronunciamentos foi exatamente o pleito realizado no último domingo. Distritais reeleitos agradeceram os votos recebidos. Também falaram deputados que conquistaram outros cargos e aqueles que não conseguiram conquistar o eleitorado. Houve também críticas à influência do poder econômico na disputa.

O deputado Chico Vigilante (PT), que renovou seu mandato por mais quatro anos, classificou as eleições como uma "difícil batalha, marcada pelo enfrentamento ao poder econômico". Para ele, é necessária uma profunda reflexão sobre o que está acontecendo com a política no DF. Segundo Vigilante, a capital do País viveu uma eleição com "distorção completa da política".

Vigilante citou o caso de um deputado federal eleito que mora há quatro anos no Estados Unidos e foi impulsionado por uma rede no Youtube, entre outros exemplos, para justificar como os resultados das eleições foram afetados pelo poder econômico. O deputado disse que a legislação atual é ainda pior do que a anterior, que permitia a doação de empresas para as campanhas. Para ele, agora o candidato pode alegar que está usando recursos próprios e desequilibrar a disputa, "inclusive com lavagem de dinheiro".

"A realidade é dura e precisa ser analisada para mudarmos o que está acontecendo", alertou o distrital, que também agradeceu os votos recebidos no pleito. Vigilante também discorreu sobre a eleição presidencial e defendeu o candidato do PT, Fernando Haddad, como "alternativa ao risco democrático".

O deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) agradeceu o apoio que resultou na sua reeleição para um segundo mandato. Para ele, a vitória significa que o projeto de trabalho lançado desde a eleição passada foi bem recebido. O parlamentar informou que fez uma campanha modesta, gastando apenas R$ 56 mil, e contou com o apoio de simpatizantes e voluntários, a quem agradeceu pelo empenho recebido. Veras também lamentou que os colegas Wasny de Roure (PT) e Chico Leite (Rede) não tenham conseguido as vagas para o Senado Federal.

Robério Negreiros (PSD), também reeleito para um novo mandato, foi outro a agradecer a população do DF pelos votos recebidos. O parlamentar disse que estava feliz em ter sido o sétimo distrital mais votado. Negreiros afirmou que o fato só torna ainda mais importante sua atuação parlamentar. Para ele, a atividade política "não é uma profissão, mas uma missão".

Experiência – O deputado Prof. Israel (PV), eleito para um cargo no Congresso Nacional como deputado federal, destacou a experiência que adquiriu em sua passagem pelo Legislativo Local, que chamou de "verdadeira escola de democracia". Israel disse que adquiriu maturidade política na Câmara Legislativa e conseguiu aprovar projetos que marcaram o DF. "Espero agora estar à altura das responsabilidades que me aguardam, especialmente neste momento de radicalismo que estamos vivendo", assinalou ele.

Já o deputado Wasny de Roure, que concorreu a uma vaga no Senado Federal e não se elegeu, parabenizou os colegas que foram reeleitos e quem venceu para a Câmara dos Deputados. "Não logramos êxito, mas tivemos uma boa votação e continuamos na luta", analisou, completando que a eleição no DF foi fortemente marcada pelo "antipetismo".

Wasny condenou a intolerância na política e defendeu a democracia e o diálogo. O experiente distrital acredita que o tema que dominará os debates nos próximos anos na Câmara Legislativa será sobre o uso e ocupação da terra.

Luís Cláudio Alves
Fotos: Carlos Gandra
Comunicação Social – Câmara Legislativa