Mais lidas Mais lidas

« Voltar

Distritais recebem manifesto da coalizão pelo clima no DF

Distritais recebem manifesto da coalizão pelo clima no DF

Qua, 25 Set 2019 18:47

Distritais recebem manifesto da coalizão pelo clima no DF

Distritais recebem manifesto da coalizão pelo clima no DF

Lideranças jovens entregaram aos deputados distritais, na tarde desta quarta-feira (25), um manifesto da coalização pelo clima no DF. O deputado Leandro Grass (Rede), da Frente Parlamentar Ambientalista, elogiou a iniciativa durante a sessão ordinária desta quarta-feira e explicou que o grupo se compromete no documento a buscar soluções junto com o poder público e com o Legislativo para garantir a preservação do meio ambiente.

Segundo Grass, o manifesto atesta que vivemos uma crise climática real e emergencial. No documento, a coalizão afirma que para "enfrentar a gravidade da situação é necessária a mobilização popular, o esclarecimento da sociedade global sobre a crise, políticas públicas estratégicas e mudanças socioeconômicas radicais". O texto apresenta ainda 15 reivindicações, entre elas, "a neutralização das emissões de carbono e demais gases de efeito estufa em até 80% até 2030 e em 100% até 2050; criação e sanção de leis de Clima adequadas no Brasil até o ano de 2020, e o estabelecimento e execução de planos de mitigação da crise climática, visando a consolidação de uma economia de baixo consumo de carbono em todos os setores da economia".

A coalização reúne diversas instituições, como Advogadas e Advogados pela Democracia ‐ APD, Associação Protetora dos Animais do DF ‐ ProAnima, Conselho Indígena do DF ‐ CIDF, Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável ‐ FBOMS e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ‐ MST, entre outras.

Templos – Ainda na sessão ordinária, o deputado Chico Vigilante (PT), falando pelo bloco democracia e resistência, pediu ao governador Ibaneis Rocha que designe uma força especial para investigar e combater os crimes contra templos religiosos. Na opinião dele, a situação é muito grave e culminou com o assassinato do padre Casemiro, na Asa Norte, no último final de semana. Vigilante informou que só ontem duas igrejas foram assaltadas na Ceilândia. "Está acontecendo verdadeiro arrastão nas igrejas católicas. Onde vamos parar com tanta violência, se nem os templos religiosos são preservados? ", perguntou.

Metas – O líder do governo, deputado Cláudio Abrantes (PDT), informou que o Instituto de Gestão Estratégia de Saúde do DF (IGESDF) apresentou hoje às assessorias dos parlamentares sua programação e metas de captação de recursos para ações em 2020.

Segundo ele, foram estabelecidas 15 metas para o próximo ano e os deputados poderão analisar possíveis emendas parlamentares para as ações que preferirem.

Estreia – Ainda na sessão de hoje, o deputado Daniel de Castro (PSC) fez sua estreia na tribuna e agradeceu a receptividade dos colegas em sua chegada ao Legislativo. O deputado disse que foi muito bem recebido por todas as correntes partidárias e ideológicas.

Luís Cláudio Alves
Fotos: Fábio Rivas/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa