Mais lidas Mais lidas

« Voltar

Contadora de histórias Nyedja Gennari recebe título de cidadã honorária

Contadora de histórias Nyedja Gennari recebe título de cidadã honorária

Ter, 07 Mai 2019 16:24

Contadora de histórias Nyedja Gennari recebe título de cidadã honorária

Contadora de histórias Nyedja Gennari recebe título de cidadã honorária

Nesta Segunda-feira (6) a Câmara Legislativa concede à Nyedja Gennari, contadora de histórias, o título de cidadã honorária, às 19h no Plenário da Casa. Proposta pelo então deputado Raimundo Ribeiro, a homenagem foi incumbida ao líder do governo na Câmara Legislativa, Cláudio Abrantes (PDT). "Recebo essa agradável missão com muita honra. A professora Nyedja é uma contadora de histórias que já faz parte da história de Brasília", disse o deputado.

Natural de Cuiabá (MT), Nyedja Cristina Gennari Lima Rodrigues chegou a Brasília em 1987, aos 11 anos de idade, trazida pelos pais, que vieram tentar a vida na capital. Aos 17 anos, cursando o Magistério, tornou-se professora. E foi por meio da profissão que ela descobriu a vocação para contar histórias. "Vejo que as histórias são a maior ferramenta de aprendizado", disse.

Atualmente, Nyedja desenvolve, junto à Secretaria de Educação do Distrito Federal, um projeto para atendimento a crianças vítimas de violência. "Acredito no Poder curador das histórias, na força que elas têm de transformar", explicou. Ela também tem atuação na rádio e em shoppings da cidade. "Trabalho com histórias personalizadas, conforme o público e o resultado a ser atingido", explicou.

Nascida no dia 16 de abril, há quatro anos a arte-educadora aproveita a data do seu aniversário e da proximidade com a Páscoa para promover uma festa para pessoas carentes. Neste ano, o evento foi na Estrutural, e reuniu 1,2 mil convidados, entre os quais 500 crianças. "Foi lindo. Distribuímos ovos de Páscoa e kits de material escolar", relatou, Nyedja.

Para a entrega do título, estão previstas as presenças do senador Izalci Lucas; da comandante-geral da PMDF Sheyla Sampaio; do poeta Eduardo Durães; do diretor da Adasa, autor da proposta Raimundo Ribeiro; e do radialista Luciano Lima.

"Uma das funções da Câmara é valorizar quem trabalha pela nossa capital. E agora temos a oportunidade de prestar esse reconhecimento a essa pessoa que tanta alegria traz aos nossos moradores, grandes e pequenos", finalizou Claudio Abrantes.

Karine Teles (estagiária)
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa