Mais lidas Mais lidas

« Voltar

CLDF lança projeto Conhecendo o Parlamento

CLDF lança projeto Conhecendo o Parlamento

Qua, 08 Mai 2019 12:04

CLDF lança projeto Conhecendo o Parlamento

CLDF lança projeto Conhecendo o Parlamento

A Câmara Legislativa do Distrito Federal abriu na tarde desta terça-feira (7) o programa Conhecendo o Parlamento, voltado para a visita de estudantes ao Legislativo local. A abertura aconteceu no auditório da Câmara e contou com a presença maciça de alunos de escolas públicas de Brazlândia, Sobradinho e do Plano Piloto. O presidente da Câmara, deputado Rafael Prudente (MDB), enalteceu sua alegria em receber os estudantes na "Casa do Povo" e destacou o papel do Legislativo no debate dos assuntos mais importantes da cidade.

Prudente lembrou que assuntos relacionados à educação, que mereceram a atenção dos deputados distritais recentemente, citando o PDAF, passe livre e o cartão material escolar.

O secretário de Educação, Rafael Parente, prestigiou o evento e disse que "tão importante quanto aprender sobre nossa Casa de Leis é aprender também a importância da educação para o desenvolvimento de um povo". O secretário afirmou que a parceria com os deputados é fundamental para oferecer uma educação de qualidade.

A diretora do Elegis, Renata Fortes Fernandes, responsável pelo programa, explicou que a Câmara Legislativa recebeu 25 mil alunos nos últimos três anos. Segundo ela, a agenda de guiadas já está cheia até o final do semestre.

O primeiro secretário da Câmara, deputado Iolando (PSC), ex-aluno de uma das escolas de Brazlândia presentes ao evento, desejou que os alunos aproveitem bem a experiência no Legislativo. A procuradora especial da mulher, deputada Julia Lucy (Novo), defendeu que noções sobre política e cidadania sejam ensinadas nas escolas desde cedo. Para ela, política se discute sim e é fundamental para a formação dos cidadãos. Na opinião da distrital, os problemas enfrentados atualmente pela sociedade brasileira são decorrentes da falta de participação das pessoas.

Estiveram presentes à abertura do projeto Conhecendo o Parlamento alunos do CEF 1 de Brazlândia, CEF 2 de Brazlândia, CEM de Sobradinho, CEF 3 de Sobradinho, Centro de Ensino Elefante Branco e do Centro Educacional do Lago. Depois da abertura, os estudantes assistiram uma palestra sobre o funcionamento da Câmara Legislativa.  

Luís Cláudio Alves
Fotos: Silvio Abdon
Núcleo de Jornalismo (CCS/CLDF)