Mais lidas Mais lidas

« Voltar

CLDF comemora os 59 anos da Assembleia de Deus de Brasília

CLDF comemora os 59 anos da Assembleia de Deus de Brasília

Sex, 03 Mai 2019 13:11

CLDF comemora os 59 anos da Assembleia de Deus de Brasília

CLDF comemora os 59 anos da Assembleia de Deus de Brasília

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene nesta sexta-feira (3), no plenário, para comemorar os 59 anos da Igreja Assembleia de Deus de Brasília (Adeb). Na mesma solenidade, realizada a pedido do deputado Iolando (PSC), foi entregue o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao presidente da congregação, pastor Orcival Pereira Xavier, há 30 anos à frente da igreja no DF.

Emocionado, Iolando ressaltou estar realizando um sonho nesta manhã: o de entregar, como distrital, a honraria ao líder da Adeb. "É meu pastor há 29 anos", apontou.

Assim como o parlamentar, outros congregados prestaram homenagem ao mais novo cidadão honorário. O vice-presidente da Assembleia de Deus de Brasília, Manoel Xavier, destacou que Orcival assumiu a liderança da congregação em 1989, quando tinha 33 anos de idade, e que, de lá para cá, muito foi feito: "Hoje são quase 400 igrejas, que estão em todas as regiões administrativas do DF".

Já o presidente da Assembleia de Deus de Goiás, Nemias Pereira da Rocha, citou uma passagem bíblica – "Dai a cada um o que deveis" – para reforçar o mérito da homenagem feita pelo Legislativo local: "Está sendo cumprido o que o Senhor prometeu".

Orcival Pereira Xavier nasceu em Paracatu (MG), em 1956, e chegou em Brasília em 1967. Ao agradecer a homenagem, ele disse que a história da Adeb se funde à da capital federal, assim como a sua trajetória pessoal se confunde com a da Assembleia de Deus. Além da atuação religiosa e missionária, o pastor fez questão de destacar, ainda, o papel social da congregação, a qual, segundo informou, atende crianças em 10 creches e distribui cestas básicas para a comunidade carente.

História – No final da década de 50, à época da construção de Brasília, fieis da Assembleia de Deus provenientes de vários lugares do Brasil começaram a se reunir na Granja do Torto. Em maio de 1959, fundaram a Igreja Evangélica Assembleia de Deus da Missão em Brasília, com sede provisória em Taguatinga. Em abril de 1960, a congregação passou a se chamar Assembleia de Deus de Brasília (Adeb).

Os pioneiros da congregação foram lembrados por vários participantes da solenidade na CLDF. "Tenho gratidão aos pioneiros, que deram os primeiros passos", afirmou Vandely Ferreira, terceiro vice-presidente da Adeb. "É um privilégio acompanhar o crescimento da igreja. Tivemos dias difíceis e de perseguição", ressaltou o pastor Sebastião do Carmo.

Denise Caputo
Fotos: Silvio Abdon/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa