Mais lidas Mais lidas

« Voltar

Cardeal Sérgio da Rocha recebe Título de Cidadão Honorário de Brasília

Cardeal Sérgio da Rocha recebe Título de Cidadão Honorário de Brasília

Seg, 26 Mar 2018 13:45

Em sessão solene na manhã desta segunda-feira (26) a Câmara Legislativa do Distrito Federal concede Título de Cidadão Honorário de Brasília ao cardeal Sérgio da Rocha. A entrega da comenda, de inciativa do deputado distrital Cláudio Abrantes (Sem Partido), procura homenagear o trabalho prestado pelo "dinamismo" em sua atuação em diversas arquidioceses que dirigiu. O encontro também apoiou a Campanha de Fraternidade de 2018, com o tema: fraternidade e superação da violência.

O parlamentar Cláudio Abrantes (Sem Partido) frisou que é importante os representantes políticos "prestarem homenagens" como a que foi ministrada nesta manhã. "O Dom Sergio da Rocha cumpre sua missão como arcebispo e cidadão. Merece toda nossa admiração, pois a sua competência é reconhecida por todos que foram tocados pelos seus atos religiosos", completou Abrantes.

O cardeal Sérgio da Rocha agradeceu o reconhecimento. Natural de Dobrada (SP) o Dom veio para Brasília em agosto de 2011. O representante religioso observou que os brasilienses sempre buscam "reforçar a arquitetura e representações políticas". Além dessas características: "a população de Brasília tem um diferencial com sua forma de recepcionar e conviver com pessoas de diferentes localidades". O Cardeal ficou emocionado com a condecoração.

O deputado federal Roney Nemer (PP) também esteve presente na comenda e elogiou a iniciativa da CLDF. "É muito bonito esse reconhecimento. O cardeal Sérgio é responsável pela recuperação e valorização de famílias", completou Nemer.

Dentre as atividades como bispo, Sérgio da Rocha foi auxiliar em Fortaleza, arcebispo coadjutor de Teresina, arcebispo de Teresina e presidente da Comissão Pastoral para Doutrina da Fé. Atualmente pertence à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e à Comissão Episcopal para o Ministério Ordenados e a Vida Consagrada.         

Campanha de Fraternidade – A Campanha da Fraternidade é realizada no período de quaresma pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O intuito do movimento é buscar a renovação interna da Igreja Católica em todo o Brasil. Este ano o tema principal de devoção foi: "fraternidade e superação da violência". A primeira campanha foi realizada em abril de 1962, por iniciativa do então administrador apostólico, Dom Eugênio de Araújo Sales.                    

Segundo Cláudio Abrantes (Sem Partido) o evento é sempre "marcante" e debate assuntos "relevantes". Em 2008 o parlamentar lembra que o tema "já incluía" preocupações com a violência no país. "É importante levantar essa reflexão em tempos de intervenção militar e violência sem fim", pontuou o parlamentar.

O coordenador da Campanha da Fraternidade, Hélio José da Silva, a escolha do assunto que seria reformulado dentro das igrejas foi "totalmente coincidência". Hélio Silva também é assessor da coordenação arquidiocesana de pastoral. Para o coordenador, a violência não deve ser uma preocupação apenas da atual conjuntura. "A violência está estampada diariamente na sociedade e isso deve ser refletido todos os dias", assinalou Hélio Silva.

Luana Pontes (estagiária)
Fotos: Silvio Abdon/CLDF
Comunicação Social - Câmara Legislativa