Mais lidas Mais lidas

« Voltar

Câmara Legislativa lança Frente Parlamentar da Agricultura, Pecuária e Hortifrutigranjeiro

Câmara Legislativa lança Frente Parlamentar da Agricultura, Pecuária e Hortifrutigranjeiro

Qui, 23 Mai 2019 18:17

A Frente Parlamentar da Agricultura, Pecuária e Hortifrutigranjeiro foi lançada nesta quinta-feira (23) pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. A solenidade aconteceu às 10h no Plenário da Casa e contou com a presença do ex-presidente da Casa, Joe Valle.

A iniciativa foi do deputado Roosevelt Vilela (PSB), presidente da frente parlamentar que tem como objetivo fomentar e desenvolver a área rural. Para o deputado, "Brasília não pode se sustentar apenas pelo serviço público e pela prestação de serviço".

Atualmente vivem cerca de 88 mil pessoas na área rural do DF que tem aproximadamente 400 mil hectares. Roosevelt apontou que o setor agropecuário do Distrito Federal é forte e já é referência para todo o país.

A frente procura melhorias no desenvolvimento e sustentabilidade do setor agropecuário e da área rural. O deputado Iolando Almeida (PSC) enfatizou que o colegiado "não propõe somente a melhora da qualidade de vida da cidade, mas sim dos produtores".

Já Leandro Grass (Rede) explicou que a Frente é intersetorial "e que fala de diversas questões sociais importantes, não só da produção agrícola em si, mas também sobre geração de emprego e renda, agroecologia, desenvolvimento sustentável". O deputado ainda se colocou a favor dos produtores rurais: "Nós precisamos entender que os produtores rurais são amigos do meio-ambiente e não inimigos", disse.

 "O seguimento primário da economia do DF tem expressão de grande vulto não é à toa. Aqui a capital do país foi plantada para gerar o efeito estimulador do desenvolvimento do interior do Brasil" disse a primeira presidente em 40 anos da Emater/DF, Denise Fonseca.

Vocação - Joe Valle parabenizou a solenidade e enfatizou a importância da agro para o DF: "Tendo como plano de fundo um grande portal que é a Agrobrasília, o agronegócio é a nossa grande locomotiva, o mundo sabe disso, agora os brasileiros precisam ver isso". Joe e acrescentou "Brasília é vocacionada para liderar e, se nós entendermos que precisamos pensar no coletivo para ajudar o país ser o que ele realmente é, faremos uma revolução".

Composição - A Frente Parlamentar da Agricultura, Pecuária e Hortifrutigranjeiro é formada por 9 membros: Roosevelt Vilela -presidente, João Cardoso (Avante) - vice-presidente, Chico Vigilante (PT), Fábio Felix (PSOL), Iolando Almeida, Júlia Lucy (Novo), Leandro Grass, Reginaldo Sardinha (Avante), Telma Rufino (PROS).

Karine Teles (Estagiária)
Foto: Carlos Gandra/ CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa