Mais lidas Mais lidas

« Voltar

Câmara Legislativa celebra Dia Internacional da Síndrome de Down

Câmara Legislativa celebra Dia Internacional da Síndrome de Down

Qua, 28 Mar 2018 13:09

Câmara Legislativa celebra Dia Internacional da Síndrome de Down

Câmara Legislativa celebra Dia Internacional da Síndrome de Down

A Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrou na manhã desta quarta-feira (28) o Dia Internacional da Síndrome de Down. A sessão solene, de iniciativa do deputado distrital Robério Negreiros (PSDB), busca ganhar "visibilidade" ao tema e "sensibilizar" os governantes para que sejam desenvolvidas políticas de inclusão. O parlamentar responsável pela solenidade explicou que é uma "maneira" de trazer o assunto para pauta dos representantes políticos do Distrito Federal. Negreiros lembrou ainda que o "mais preocupante" é o preconceito. "Vamos rebater essa exclusão com várias leis se for preciso", frisou Robério.

A presidente do DF Down, Cleo Bohn, levantou pautas do segmento de saúde, educação e profissionais dos portadores de trissomia. "Temos necessidades em todos os setores. Infelizmente precisamos exigir direitos para inclusão dos nossos portadores de Síndrome de Down, isso não seria necessário se o preconceito não estivesse enraizado no ser humano", colocou Bohn.

Bruna Camargo, 19 anos, é dançarina e portadora da síndrome de Down. A jovem leu uma carta escrita por ela que emocionou os convidados. No texto agradece pela oportunidade de reconhecimento e frisa a importância da dança em sua vida. "Terminei o ensino médio no final do ano e agora quero trabalhar", pontua Bruna Camargo em seu texto.

Dia Internacional – O Dia Internacional da Síndrome de Down foi comemorado oficialmente no 21 de março. A data consta no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorada pelos 193 países -membros da ONU. A homenagem busca conscientizar a população sobre tamanha importância da luta pelos direitos igualitários, o bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.

Luana Pontes (Estagiária) 
Fotos: Silvio Abdon/CLDF
Comunicação Social - Câmara Legislativa