LabHinova

Laboratório Hacker de Inovação - LabHinova

Com foco na melhoria do acesso a informações sobre o Legislativo local, o Labhinova - Laboratório Hacker de Inovação da Câmara Legislativa, pode ser definido como um espaço de desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores em cidadania. A iniciativa articula uma rede de parlamentares, hackers, servidores públicos e sociedade civil para fortalecer a cultura da transparência e da participação popular nos debates e decisões da CLDF.

Um dos parceiros do Labhinova é o Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados. Essa colaboração permitiu à CLDF incorporar, nas suas práticas, a ferramenta "e-democracia", por meio da qual os cidadãos podem interagir à distância com o Legislativo local durante audiências públicas e outros eventos.

Desde que foi implantado, em abril de 2017, o Labhinova vem desenvolvendo novas formas de conexão para que os cidadãos possam acessar as diversas informações geradas pelo parlamento do DF. Uma iniciativa exitosa do Laboratório Hacker da CLDF foi a disponibilização no Portal Dados Abertos de informações sobre as verbas indenizatórias às quais os parlamentares fazem jus.

Com o Labhinova, a Câmara Legislativa proporciona um espaço inovador, aberto e livre, com a intenção de atrair, especialmente, jovens brasilienses criativos para melhorar o acesso da sociedade ao enorme volume de informações produzidas a partir do trabalho dos deputados distritais.