Notícias

Frente Parlamentar Ambientalista participou de Reunião Pública sobre Lógica Reversa do Vidro

No dia 17/10, as 9h da manhã, no Plenário da Câmara Legislativa, por iniciativa dos Deputados Joe Valle e Chico Vigilante aconteceu uma Reunião Pública sobre a Lógica Reversa do Vidro.
 
Com a participação de representantes do movimento dos catadores, setor empresarial, poder público, ambientalista, parlamentares e cidadãos e cidadãs interessados no tema, a reunião discutiu o processo de reciclagem do vidro, a Coleta Seletiva de Brasília e as iniciativas parlamentares sobre esse tema.
 
O Secretário Executivo da Frente Parlamentar Ambientalista, Pedro Ivo Batista, representando o Deputado Chico Leite, Presidente da Frente, reforçou a importância desse debate e colocou a Frente a disposição de todos os presentes para ajudar no processo de discussão do tema na Câmara.
 
 
Pedro Ivo de Souza Batista durante sua fala na reunião pública sobre a Lógica Reversa do Vidro.
 
Dia do Cerrado tem solenidade pública na Câmara dos Deputados
 
Ontem, dia 11/09, as 15h, no Auditório Nereu Ramos, reuniram-se ativistas, acadêmicos, ongs socioambientais, movimentos sociais, autoridades governamentais e parlamentares para discutir o cerrado brasileiro.
 
No dia nacional dedicado a esse bioma foi lembrando a necessidade de intensificar o trabalho de preservação e cuidado com essa floresta é suas populações. 
 
A Frente Parlamentar Ambientalista da CLDF marcou presença e reafirmou seu compromisso com o Desenvolvimento Sustentável do Cerrado
 
Ambientalistas no Auditório Nereu Ramos
 
Frente Parlamentar Ambientalista participou do encerramento da Virada do Cerrado 
 
O Presidente da Frente Parlamentar Ambientalista da CLDF, o Deputado Chico Leite, participou da mesa de encerramento da Virada do Cerrado 2017.
 
Foi um ano de reuniões, formações, seminários nas RAs e atividades preparatórias do Comitê Criativo que culminou com três dias de atividades no Parque da Cidade.
 
No encerramento, que aconteceu no dia 03 de setembro, várias lideranças e especialistas debateram a Crise Hídrica e alternativas para preservar o cerrado  e cuidar das suas águas. 
 
Para Chico Leite "a Virada do Cerrado é um fantástico programa de conscientização e educação ambiental com participação popular que merece o apoio de todos."
 
Deputado Chico Leite, na Virada do Cerrado. 
 
 
Deputado Chico Leite , Marina Silva e a atriz Cassia Kiss, na Virada do Cerrado. 
 
Frente Parlamentar Ambientalista promoveu Roda de Conversa: Sobrevivendo a Crise Hídrica, na Virada do Cerrado.
 
Na última sexta-feira, 1 de Setembro, a Câmara Legislativa do Distrito Federal, foi palco da Virada do Cerrado. Quase 70 (setenta) organizações da sociedade e do poder público reuniram-se na Praça dos Servidores, das 10 às 12h, para discutir a crise hídrica do DF e pensar soluções e sugestões para essa realidade que se agrava na capital federal.
 
O Deputado Chico Leite, Presidente da Frente Parlamentar Ambientalista abriu a atividade ressaltando o papel do parlamento nessa importante discussão. Segundo, ele,  a "crise já era anunciada, mas faltou o engajamento de todos, em particular do poder público para solucionar o problema, com ações positivas que protegessem o cerrado, as nascentes de água  e que enfrentassem a questão fundiária no DF e entorno".
 
Marussia Whateley, Secretária Executiva da Aliança pela Água em São Paulo, fez um relato da experiência da crise hídrica  em São Paulo e analisou as semelhanças com a realidade de Brasília. Ressaltou a importância de conscientização da sociedade para adquirir "uma nova cultura sobre a água, onde a preservação do meio ambiente, o consumo consciente e o cuidado são elementos fundamentais".
 
Ao final, o Deputado Joe Valle, Presidente da CLDF e membro da Frente Parlamentar Ambientalista, destacou a importância desse tipo de debate na casa legislativa, ressaltando a importância de criar um pacto pela água.
 
Encerrando a atividade, as entidades presentes se comprometeram em continuar o processo de construção de uma Aliança pela Água em Brasília e o Deputado Chico Leite colocou a Frente Parlamentar Ambientalista a disposição do movimento.
Deputado Chico Leite fala sobre à Crise Hídrica , na Praça do Servidor. 
 
 
O Lago Paranoá e a Crise Hídrica: desafios do planejamento urbano para Brasília

Presidente da Frente Parlamentar Ambientalista e do Grupo Técnico da Crise Hídrica no DF, o deputado Chico Leite participou da mesa de abertura do seminário que debateu soluções para a escassez de água.
 
O deputado Chico Leite (Rede Sustentabilidade) participou, na quarta-feira (30), do seminário ‘O Lago Paranoá e a Crise Hídrica: desafios do planejamento urbano para Brasília', promovido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Universidade de Brasília (UnB). O deputado, que é procurador de Justiça licenciado do MPDFT, foi convidado para a mesa de abertura e colocou a Frente Parlamentar Ambientalista e o Grupo Técnico da Crise Hídrica da CLDF, dos quais é presidente, à disposição para colaborar com o debate.


"Sabemos da importância de discutir soluções para a crise hídrica, e o envolvimento de todos os setores da sociedade é fundamental para vencermos esse desafio. Nossa Frente Parlamentar Ambientalista está focada nessa questão e à disposição para contribuir", afirmou Chico Leite.

Segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), este é o pior momento vivido pela capital federal nos últimos 30 anos em relação à disponibilidade de recursos hídricos. De acordo com a curva de acompanhamento dos reservatórios que abastecem o DF, os meses mais críticos do ano serão outubro, para o Descoberto, quando se prevê 9% de sua capacidade, e novembro, para a bacia de Santa Maria/Torto, cujo nível pode chegar a 22%.

 

Deputado Chico Leite participa do Seminário :O Lago Paranoá e a Crise Hídrica: desafios do planejamento urbano para Brasília.