Comissão de Seleção

Adriano de Angelis

Jornalista, gestor de projetos de Comunicação e Cultura, coordenador do Núcleo Audiovisual Ação da Cidadania e do projeto Laboratório Audiovisual Ação da Cidadania, que atua com formação profissional e aceleração de projetos de realizadores audiovisuais de periferias. Coordenou programas de TV e projetos da EBC e Canal Futura e atuou com jornalismo participativo e colaborativo, como o "Mosaico Brasil", redes de Pontos de Cultura e Sala de Notícias, com realizadores audiovisuais independentes. Integrou grupos de comunicação e cultura do Fórum Social Mundial e do Fórum Social Brasileiro, com a criação de projetos audiovisuais colaborativos. Foi coordenador do Colegiado Setorial de Audiovisual do Sistema de Cultura do Distrito Federal e integrante do Conselho de Cultura do Distrito Federal. É consultor de projetos audiovisuais e articulador da Rede de Inovação Audiovisual (RiAV), que integra diferentes realizadores, grupos e instituições que desenvolvem ações e laboratórios de inovação audiovisual e cultura digital.

 

Diana Svintiskas

Jornalista, com especialização em Cinema Documentário Criativo, em Buenos Aires (Argentina), e mestrado em Estudos de Cine e Audiovisual Contemporâneos, em Barcelona (Espanha), é diretora e roteirista de vídeos institucionais, educativos, séries de TV e documentários. Com mais de 15 anos de atuação, dirigiu e coordenou séries como "Tradições Brasil", para o Ministério do Turismo, e "Taxista Empreendedor", para o Sebrae, com exibição na TV Brasil.

 

Kakau Teixeira

Jornalista e radialista, é graduada também em Artes e especialista em Teatro, pela Fundação Brasileira de Teatro - Faculdade Dulcina de Moraes. Atua na cobertura jornalística da área cultural há mais de 25 anos. Foi repórter, editora e apresentadora da Rádio Cultura (Brasília), produtora cultural e assessora de imprensa de eventos artísticos e culturais, entre eles, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Cine Ceará, Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás. Integrou a equipe de programação do Cine Brasília até setembro de 2017, quando aposentou-se da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

 

Núbia Santana

Nasceu no sertão do Pajeú pernambucano, é graduada em Artes Cênicas e trabalhou como atriz e diretora de teatro. Adaptou peças de Tennessee Williams, Frederico Garcia Lorca e Ariano Suassuna. É diretora de cinema desde 2002, iniciando com o curta-metragem "Alastrado". Em 2005, dirigiu e roteirizou o curta "Degraus", exibido na Mostra Internacional de São Paulo e no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Em 2008, dirigiu e roteirizou, com a colaboração de Di Moretti, o longa documentário "Pra Ficar de Boa", que estreou na Mostra Brasília do 41º Festival de Brasília e participou da 11ª Mostra de Cinema de Paris. Realiza projetos na área social relacionados com o cinema. O filme "Pra Ficar de Boa" culminou na criação do projeto Nota 10, selecionado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD como um dos projetos-modelo para prevenção e enfrentamento à violência no Brasil. "Pedra do Mal" é o seu segundo longa-metragem e tem parceria do roteirista Victor Navas. Em 2017, iniciou o projeto "Pioneiros", que vai resultar em seu terceiro longa.

 

Péterson Paim

Graduado em Cinema e em Química, mestre e especialista em Vídeos Educativos pela UnB, diretor e roteirista da produtora Paim Filmes, produziu, escreveu, editou, fotografou e dirigiu quatro longas-metragens e cerca de 40 curtas e médias-metragens de vários gêneros. Foi premiado com o Troféu Câmara Legislativa do DF, em 2013, pelo longa "Cidadão Brazza". Ganhou outros prêmios na Inglaterra e nos Estados Unidos pelo curta-metragem "O dom de Quixote". Foi premiado e participou de diversos outros festivais nacionais e internacionais com os filmes "Alienados", "Love Stone", "Game Over", "A história da borracha na Amazônia" e "Além dos Olhos". Participou do Festival de Filmes Curtas-Metragens das Escolas Públicas de Brasília, que faz parte da programação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, orientando vários títulos que foram selecionados, dentre os quais cinco premiados.