Comissão de seleção 2017

Comissão de seleção

Comissão de seleção

 

 

Denise Caputo é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e Audiovisual pela Universidade de Brasília (UnB), e especialista em Gestão Cultural. Roteirizou e dirigiu o documentário "A Saga das Candangas Invisíveis" (Brasília, 2008), realizado com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e vencedor do Troféu Câmara Legislativa na categoria "Melhor curta-metragem", no 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, e Melhor Documentário no Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe de 2009. A cineasta participou da coordenação da Mostra Brasília de 2010 a 2014 e integrou o júri do Prêmio Cine França-Brasil, do Festival Curta Brasília de 2013. Atualmente, está envolvida na área de pesquisa e produção de processos históricos de fotografia.

 

 

John Howard Szerman nasceu em Londres, Reino Unido, onde fez mestrado em Cinema e Televisão no The Royal College of Art (1975). Reside em Brasília desde 1993, quando realizou a I Conferência Nacional de Cultura (CULT-93). Atua na área de audiovisual desde 1970 e tem entre seus principais trabalhos como diretor: "Caetano Veloso - O tesouro da juventude" (Londres, 1970); "Capoeira of Brazil" (Londres, 1973); "Footage filmed" (Londres, 1974); "Thus spoke Zarathustra" (Londres, 1975); e "Santoro, o homem e sua música" (Brasil, 2015), vencedor nas categorias Melhor Longa-metragem, Melhor Direção e Trilha Sonora do Troféu Câmara Legislativa. Como diretor de fotografia, trabalhou em uma série de vídeos experimentais com Jean-Luc Godard (Paris, 1973) e, como codiretor de foto e cameraman, trabalhou no filme "A idade da Terra", de Glauber Rocha (Brasil, 1980). Na televisão, foi editor final do programa "Documento Especial", da TV Manchete, e diretor do programa diário "Caravana do Amor", da TV Bandeirantes, e da série "Horizontes", veiculada na TV Câmara.

 

 

 

Santiago Dellape é diretor, roteirista e montador cinematográfico. Formado em Audiovisual e Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-graduação em Gestão Cultural e Artes Visuais, o cineasta realizou um longa e seis curtas que ganharam mais de 30 prêmios. Dos curtas, destacam-se "Nada Consta" (2006) e "Ratão" (2010), premiados nos Festivais de Cinema de Brasília e Gramado. Seu primeiro filme de longa-metragem, "A Repartição do Tempo", foi premiado no 37º Fantasporto, em Portugal, e tem estreia em circuito comercial em novembro de 2017, com distribuição da O2 Play. Atualmente, Santiago dirige o telefilme especial de Natal "Meio Expediente", para a Globo Filmes.

 

 

 

Sergio Bazi é graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pelo CEUB, crítico de cinema, redator  e editor de cadernos de cultura, por mais de três décadas, em veículos de imprensa de Brasília, sites e revistas especializadas em cultura. Foi coordenador e assessor de imprensa nos ministérios das Comunicações, da Cultura, do Planejamento, do Meio Ambiente e em órgãos públicos do DF. Como cineasta, codirigiu o curta-metragem "Brasiliários", com base na obra da escritora Clarice Lispector, premiado em festivais no Ceará e em Brasília. Integrou o júri oficial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e de outros certames e a Comissão de Seleção do Troféu Câmara Legislativa em 2012. Editou e escreveu para o catálogo "Mostra Brasília – 10 Anos do Troféu Câmara Legislativa", em comemoração à primeira década do prêmio. 

 

 


Wanderlei José da Silva é técnico cinematográfico, produtor, assistente de direção e instrutor de cursos práticos de cinema. Foi diretor do Pólo de Cinema e Vídeo Grande Otelo e coordenador e programador do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) e da Mostra de Cinema de Goiânia – Mostra Curtas. Integrou o júri do Festival de Cinema Mercosul (Santa Catarina), do Cine Ceará e do Doc TV do DF, além de ter participado de comissões de seleção de várias mostras de cinema. Produziu os filmes "Vidas vazias e horas mortas", "O anjo" e "A cucaracha", de Pedro Lacerda; "O Tronco" e "Rua Seis Sem Número", de João Batista de Andrade.