Chico Vigilante

Chico Vigilante

Chico Vigilante

Chico Vigilante

Nome completo: Francisco Domingos dos Santos

Nascimento: 08/09/1954

Profissão: Vigilante

Partido político: Partido dos Trabalhadores (PT)

Gabinete: Nº 09 - 3º andar

Redes Sociais

Biografia

O vigilante do povo na CLDF

Quem poderia imaginar que um cidadão da ilustre cidade de Vitorino Freire, no Maranhão, viria a construir uma belíssima história política na capital do país?

Eleito com quase 45 mil votos para a sua quinta legislatura (2023-2026), a quarta consecutiva, os laços de Francisco Domingos dos Santos, o Chico Vigilante, com a população do Distrito Federal são tão profundos e intensos que, em alguns momentos, se confundem com as mais de três décadas de história da Casa do Povo, a CLDF.

Às vésperas de completar 70 anos, sendo 25 como parlamentar, inclusive com dois mandatos na Câmara Federal na década de 90, sem dúvida, Chico se consolida como o vigilante das causas sociais e, principalmente, dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras na capital.

Vigilante de ofício, adotado por Ceilândia, Chico carrega consigo a responsabilidade de representar a voz das minorias e dos menos privilegiados. Não é à toa que correm em seu sangue as cores do partido que fundou na capital do país com seus companheiros e companheiras, alimentando-se do sonho de um país próspero e com igualdade social.

Para além dos discursos e ideologias, Chico é a prova viva que o trabalho, com determinação e coragem, transforma a realidade de uma cidade. Basta acompanhar o extenso currículo político, com mais de 70 leis aprovadas, para conhecer em detalhes uma vida dedicada à luta pela educação, cultura, meio ambiente, saúde, mobilidade urbana, segurança e direito das mulheres no DF. Um verdadeiro legado para o futuro da capital. 

Na história da CLDF, uma lenda; para a população do DF, um vigilante. Hoje, como o deputado mais antigo e experiente da casa e o segundo mais votado na última eleição, o espírito do jovem nordestino arretado, desbravador e pioneiro, pulsa como a energia de um menino que acabou de passar no vestibular. Líder do PT na Câmara e Procurador de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (PRO 60+), o mandato dele é a reverberação de todos os vigilantes da capital. Sim, os vigilantes são aqueles que cuidam de sua comunidade.

Com as portas sempre abertas, ecoando as vozes das minorias e dos que mais precisam, sempre em busca da igualdade!

Leis e normas aprovadas

Leis e normas aprovadas

Ver todas

LEI 7469/2024

Proíbe o uso, a posse, a fabricação e a comercialização de produtos acabados com a finalidade de utilização como linhas cortantes no Distrito Federal e dá outras providências.

28/02/2024

LC 911/2016

Dispõe sobre a instalação de postos de abastecimentos, lavagem e lubrificação nos estacionamentos de supermercados, hipermercados, clubes, shopping centers e similares no Distrito Federal.

31/03/2016

ELO 128/2022

Altera os arts. 31 e 32 da Lei Orgânica do Distrito Federal.13

13/12/2022

Comissões e Frentes Parlamentares