Resultados de Hackday sobre emendas parlamentares serão divulgados às 17h

Sex, 19 Mai 2017 11:59

O primeiro Hackday na Câmara Legislativa foi aberto na manhã desta sexta-feira (19) pelo presidente da Casa, Joe Valle (PDT), e do ouvidor Chico Leite (Rede). Durante todo o dia, programadores, desenvolvedores e estudantes que dominam tecnologias da informação e computação vão se debruçar sobre dados referentes às emendas parlamentares ao orçamento do Distrito Federal. O objetivo é traduzir o conteúdo por meio de gráficos e sistemas de navegação inteligíveis por qualquer cidadão. Os resultados da minimaratona de programação serão apresentados às 17h.

No período matutino, os hackers vão assistir a uma breve apresentação sobre a análise de dados orçamentários. Além disso, técnicos da área de orçamento e finanças da CLDF vão orientar como baixar informações do Sistema de Gestão Governamental (Siggo), da Secretaria de Fazenda.

Organizado pelo Laboratório Hacker de Inovação da Câmara Legislativa (Labhinova), o Hackday é mais uma ação empreendida pelo Legislativo local para aumentar a transparência sobre a atuação dos distritais. "Hoje é um dia simbólico, e este é o primeiro de uma série de hackdays a serem realizados na Casa, sobre assuntos variados", afirmou o presidente Joe Valle. Ele aproveitou para anunciar a participação do Labhinova na próxima Campus Party, que acontece em Brasília em junho. "O laboratório será o que fizermos dele. Ele está aberto a todos, venham e contribuam", disse aos hackers presentes.

"Trabalhamos para a sociedade, que é quem paga nosso salário. Precisamos dar um passo adiante e, com tecnologia e informação, mudar a cultura do Poder Público. Queremos entregar uma Câmara com dados totalmente abertos à população", disse o deputado Chico Leite.

O chefe da Consultoria de Orçamentos da CLDF, Getúlio Barros, apresentou o sistema de dados sobre as emendas parlamentares recém-inaugurado no portal da Casa, e a consultora Patrícia Duboc explicou os principais conceitos orçamentários aos presentes.

O Hackday está sendo organizado com o apoio do LabHacker da Câmara dos Deputados, em funcionamento desde 2013. Também participam do encontro integrantes do Observatório Social de Brasília e do Instituto de Fiscalização e Controle.

Denise Caputo - Coordenadoria de Comunicação Social