Últimas Notícias Últimas Notícias

« Voltar

Presidente da Câmara participa de conversa com o Observatório Social

Presidente da Câmara participa de conversa com o Observatório Social

Ter, 05 Set 2017 21:02

Presidente da Câmara participa de conversa com o Observatório Social

Presidente da Câmara participa de conversa com o Observatório Social

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Joe Valle (PDT), foi o convidado nesta terça-feira (5), à noite, do "Bate-papo do Observatório Social de Brasília", associação civil sem fins lucrativos que promove a transparência e o controle social dos gastos públicos em todo o DF.

Numa conversa "franca e transparente" com representantes da entidade, o parlamentar tratou de diversos temas relativos ao Legislativo local. Governança, licitações, concurso público, fiscalização e acompanhamento das ações governamentais foram alguns dos assuntos.

"Estamos trabalhando 14 horas por dia para ressignificar esta Casa", resumiu o deputado, apontando os grandes objetivos de sua gestão: maior interação com a sociedade, facilitar o acesso às informações, além de focar na melhoria da gestão. Para isso, citou o início das transmissões das atividades da Câmara via TV Web, que permite o acompanhamento mais direto pela comunidade, e relatou as ações desenvolvidas para ampliar o papel fiscalizador da Casa.

Aprofundamento – Valle comemorou o aumento da frequência dos cidadãos à sede do Legislativo local e previu que a visitação deve dobrar no segundo semestre em relação ao primeiro. Também falou sobre a atenção que vem sendo dada ao aprofundamento de questões como, por exemplo, segurança pública e educação, por meio dos "Diálogos Inspiradores", série de eventos que reúne especialistas, autoridades e a população em geral.

O presidente da Casa tratou, ainda, dos projetos culturais que trazem espetáculos à CLDF, com entrada franqueada ao público, e destacou o projeto "Câmara em Movimento", que tem deslocado o Legislativo para as diversas regiões do Distrito Federal, com o objetivo de dialogar diretamente com a comunidade de cada local. E explicou a finalidade do Laboratório Hacker de Inovação da Câmara Legislativa (Labhinova), espaço de desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores em cidadania para fortalecer a cultura da transparência e a participação popular nos debates e decisões do parlamento.

"Temos que juntar a estrutura técnica da Casa com o que os parlamentares trazem de bom; afinal, os deputados distritais são os representantes, os fiscais e os legisladores do Distrito Federal", comentou. Valle assegurou também que todas as compras realizadas pelo Legislativo do DF estão sendo realizadas por meio de licitação e que está em curso a diminuição de gastos com verbas indenizatórias.

Os integrantes do Observatório Social de Brasília deram sugestões para aproximar ainda mais os parlamentares dos cidadãos, como tornar as informações acessíveis a todos, bem como a emissão de um protocolo que permita o acompanhamento das questões que são enviadas ou solicitadas à Câmara.

Marco Túlio Alencar - Coordenadoria de Comunicação Social/CLDF