Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada pela Casa

A Câmara Legislativa homenageou a paróquia Nossa Senhora Aparecida, que fica em São Sebastião, em sessão solene na manhã desta quarta-feira (18). O autor da homenagem, deputado Lira (PHS), lembrou que a pequena capela erguida na década de 70, no então vilarejo denominado Agrovila São Sebastião, viria a se tornar a paróquia Nossa Senhora Aparecida em 1990, que hoje congrega mais de dez mil fiéis.

"Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil, de Brasília e também de São Sebastião", disse. A paróquia exerce um papel central naquela cidade, explicou o parlamentar. O deputado federal Rôney Nemer (PP-DF), que foi autor de solenidade em homenagem à padroeira na Câmara Federal, defendeu as manifestações e eventos religiosos. "O Estado é laico, mas o povo não é ateu", argumentou. E acrescentou: "respeitamos todas as religiões e queremos que respeitem a nossa".

O bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília, dom Valdir Mamede, mencionou que a origem da palavra paróquia remete ao significado de "casa vizinha", sendo esta a vocação da paróquia de São Sebastião, isto é, tornar-se um lugar de aproximação da comunidade, de acolhimento.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida permaneceu no plenário durante toda a solenidade. "A vinda da imagem representa um momento especial para esta Casa", disse o diácono da paróquia, Idelbrando Alves. Segundo o padre Josias dos Santos, Maria, mãe de Jesus Cristo, é o símbolo da ética, e, por isso, "esta Casa tem a missão de lutar pela ética". Para a coordenadora de liturgia daquela paróquia, Ivonete Sousa, Maria é o símbolo da "mãe de verdade, aquela que cuida e se preocupa com os filhos". Por esse motivo, os fiéis desejam que ela seja "a ponte, a intercessora" perante "Nosso Senhor, Jesus Cristo".

Cidadão do futuro – Alunos do Centro de Educação Fundamental Zilda Arns, que fica em Itapoã, assistiram à solenidade das galerias da Casa, como parte do projeto Cidadão do Futuro da Escola do Legislativo da CLDF.

Coordenadoria de Comunicação Social