Lançada frente parlamentar em defesa dos conselhos regionais de saúde

Qua, 06 Set 2017 17:01

Lançada frente parlamentar em defesa dos conselhos regionais de saúde

Foi lançada nesta quarta-feira (6), no plenário da Câmara Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa dos Conselhos Regionais de Saúde. O requerimento para a criação da frente foi assinado pelos 24 deputados distritais. Ricardo Vale (PT), presidente da frente, explicou a importância da parceria entre o Legislativo e os conselhos regionais de saúde: "Sabemos que a atividade dos conselheiros é delicada, e muitos sofrem ameaças e perseguições. Nós estaremos atentos para garantir que eles exerçam essa atividade tão importante para a população do DF".

A deputada Celina Leão (PPS), vice-presidente da frente, também se pronunciou. "O discurso atual é que a culpa pela situação precária da saúde pública é do servidor. Ora, como o servidor pode prestar um serviço de qualidade sem as mínimas condições para trabalhar? Na situação atual, é quase um milagre a realização de cirurgias nos hospitais públicos", observou a distrital. O deputado Wasny de Roure (PT) também elogiou a criação da frente ao afirmar que "a iniciativa de se aglutinar os conselhos é fundamental nesse momento de crise".

Maura Gonçalves, representando o Fórum Itinerante dos Conselhos de Saúde, reforçou as dificuldades nas condições de trabalho dos conselheiros. "Não pode haver conselho sem sala, sem computador, sem as mínimas condições para acolher demandas tão graves", reclamou. Por sua vez, Joel dos Santos, presidente do Conselho Regional de Saúde de Samambaia, deu um exemplo da importância da atuação dos conselheiros. "Muitas vezes somos procurados porque um paciente está aguardando atendimento deitado no chão do pronto socorro, e só a nossa chegada ao local garante o atendimento a essa pessoa", explicou.

Éder Wen - Coordenadoria de Comunicação Social/CLDF